Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Figueira de Castelo Rodrigo comemora Feriado Municipal e inaugura Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai celebrar o seu Feriado Municipal no dia 7 de julho.

Esta é a data evocativa da Batalha de Castelo Rodrigo, que celebra 358 anos desta efeméride, uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração, que opôs a armada lusitana, comandada por Pedro Jacques de Magalhães, às forças espanholas, culminando com uma importante vitória portuguesa.

Do programa oficial faz parte o Hastear da Bandeira, nos Paços do Concelho, seguido da Sessão Solene Comemorativa do 358.º aniversário da Batalha de Castelo Rodrigo, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Um dos pontos altos do Feriado Municipal é a Inauguração do Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo. Estas cerimónias contarão com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo pretende ser uma alavanca muito importante para a atração de turismo e um atrativo de visita, tornando-se numa mais-valia para o concelho e para a região. Este Centro irá complementar uma rede de Centros Interpretativos que já estão em funcionamento no concelho e na região.

No edifício vai ser possível reavivar a memória de um dos acontecimentos militares mais decisivos e importantes da Guerra da Restauração: a Batalha de Castelo Rodrigo.

O Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo convida os visitantes a percorrer vários espaços e tempos através da exposição de peças de grande impacto visual e da interação com conteúdos multimédia, educativos e de entretenimento, especialmente concebidos para esse espaço museológico, localizado no centro de Figueira de Castelo Rodrigo.

O investimento ao nível das obras ronda os 700 mil euros, com uma comparticipação de 85% através de uma candidatura ao CENTRO 2020. Relativamente à aquisição de equipamentos multimédia e conteúdos, o investimento foi de 202 mil euros, com uma comparticipação de 70%, candidatada ao Programa Valorizar do Turismo de Portugal.

A celebração do Feriado Municipal termina com a deposição de uma coroa de flores na Cruz de Pedro Jacques de Magalhães e com a recriação da batalha final travada nos Campos da Salgadela, na aldeia de Mata de Lobos.