Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

“Stop ao uso de plástico” em debate este sábado em Fornos


Filipa Bessa, Pedro Beça, Bruno Costa, Ricardo Ramos (mais conhecido como Xicogaivota) e Fernando Nunes, da Resiestrela, são os oradores do IV Seminário Ambiental que o município de Fornos de Algodres organiza este sábado no Centro Cultural Dr. António Menano. O debate arranca às 9h30 e vai centrar-se na temática do uso excessivo de plástico, seus efeitos no planeta e formas de reduzir a sua utilização.

O Centro Cultural Dr. António Menano acolhe na manhã deste sábado o IV Seminário Ambiental dedicado à temática  “Stop ao uso de plástico”. Filipa Bessa, Pedro Beça, Bruno Costa, Ricardo Ramos e Fernando Nunes são os oradores convidados que falarão das suas experiências profissionais e pessoais sobre o tema.

A receção aos participantes será feita pelas 9h30, seguindo-se a abertura do seminário que ficará a cargo do Presidente do Município de Fornos, Manuel Fonseca.  Bruno Costa, responsável pelo pelouro do Ambiente no município fornense, será o primeiro orador. Na sua intervenção, vai analisar o estado actual de algumas medidas já desenvolvidas e outras em curso.
Pelas 10h25, Filipa Bessa abordará o tema plásticos e Microplástiscos no ambiente marinho: desafios e soluções. Após uma pausa para café, Pedro Beça, em representação da DigiMedia, vai apresentar o projeto Gamers4Nature  e falará sobre o resultado de um conjunto de iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de aplicações digitais para sensibilizar o público mais jovem para as questões ambientais. ás 11h35, Fernando Nunes, da RESIESTRELA, abordará o tema da Prevenção, Reutilização e Reciclagem.
Xicogaivota, apresentará uma história de como o lixo vira arte. O orador vai dissertar sobre “a realidade da poluição que está presente nos sítios mais recônditos como praias e zonas não concessionadas e de difícil acesso”, seguindo-se um debate final e encerramento.

Com o IV Seminário Ambiental, o município “pretende, uma vez mais, envolver os munícipes de Fornos de Algodres, para além de alunos de cursos de ciência, outras autarquias, professores e todos que tenham responsabilidades de educação ou de planeamento de estratégias políticas, mas também todos os cidadãos em geral”, pode ler-se no site do município. O evento conta com a participação de investigadores, artistas plásticos, autarcas, professores, entre outros.

Sobre os oradores
Filipa Bessa  – Bióloga, Mestre em Ecologia Marinha e Doutorada em Biociências pela Universidade de Coimbra foi a primeira confirmação do IV Seminário Ambiental. A oradora tem desenvolvido trabalhos de investigação sobre a poluição por microplásticos nos ambientes marinhos e costeiros e as suas interações com espécies aquáticas; tem participado em vários projetos nacionais e internacionais sobre esta problemática, e atualmente é membro do comité de cientistas responsáveis pelo acompanhamento do estado da arte do grupo “Micro e nano plásticos” que apoia a Comissão Europeia. Em paralelo, tem desenvolvido iniciativas de comunicação de ciência para o público em geral (workshops, palestras e exposições temáticas), e participa em projetos e ações de sensibilização ambiental direcionada para a temática do lixo marinho. Foi ainda vencedora do concurso de fotografia macro, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no âmbito da campanha Clean Seas, com a fotografia intitulada “SeaPlasticSalt”.

Pedro Beça – Desloca-se a Fornos de Algodres em representação da DigiMedia e que vai apresentar o projeto Gamers4Nature. Licenciado em Engenharia Electrónica e de Comunicações (2002), Mestre em Engenharia Electrónica e de Comunicações (2006) e doutorado em Ciências e Tecnologia da Comunicação (2013), actualmente Pedro Beça exerce funções como Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Na sua comunicação vai apresentar “o resultado de um conjunto de iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de aplicações digitais para sensibilizar o público mais jovem para as questões ambientais”, refere a autarquia.

Bruno Costa – Engenheiro ambiental de formação é responsável pelo pelouro do Ambiente no município fornense. Na sua intervenção, Bruno Costa vai analisar o estado actual de algumas medidas já desenvolvidas e outras em curso. O orador “irá apresentar a situação atual e as perspetivas futuras no concelho de Fornos de Algodres, quanto à nossa economia linear e sua transição para economia circular, e das suas vantagens para a sociedade contemporânea” numa apresentação que terá como tema “Economia Circular: Estado Atual e Perspetivas Futuras no Concelho de Fornos de Algodres”.

Ricardo Ramos – Em 2017 criou a marca Xicogaivota. O orador vai dissertar sobre “a realidade da poluição que está presente nos sítios mais recônditos como praias e zonas não concessionadas e de difícil acesso”. Fruto da sua “proximidade diária com o mar” e o contato com fragmentos de plástico, Ricardo Ramos dedica-se à “sua utilização artística” mediante a criação de peças escultóricas feitas através dos fragmentos recolhidos. “Paralelamente desenvolve uma atividade de formador nas áreas da arte e ecologia”.

Fernando Nunes – Representará a Resiestrela, empresa de referência no setor ambiental no tratamento e valorização de resíduos produzidos nos Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.  Licenciado em Teologia no Seminário Maior da Guarda, Instituto Teológico de Viseu (Universidade Católica Portuguesa), Fernando Nunes desempenha funções no Departamento de Comunicação da Resiestrela e Valnor e irá apresentar o tema “Prevenção, Reutilização e Reciclagem”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.