FUNDÃO:O projeto Casas e Lugares do Sentir conquistou o segundo lugar na categoria “Investimento nas Competências de Empreendedorismo”, no âmbito dos prémios EEPA 2024 – European Enterprise Promotion Awards.
O projeto Casas e Lugares do Sentir conquistou o segundo lugar na categoria “Investimento nas Competências de Empreendedorismo”, no âmbito dos prémios EEPA 2024 – European Enterprise Promotion Awards.
Depois de ter conquistado Prémio de Excelência e Inovação na Educação, na categoria Cultura, este projeto é novamente distinguido no espaço de poucos dias, reforçando a importância da estratégia educativa e cultural que o Município do Fundão tem implementado.
A rede de “Casas e Lugares do Sentir” venceu na categoria Cultura. Esta rede foi criada em 2017 pela Câmara Municipal do Fundão, num protocolo com a UNESCO, e tem por objetivo estimular, conservar e preservar o território e o seu património cultural material e imaterial. Visa, desta forma, a salvaguarda de tradições e conhecimentos e a sua transmissão às novas gerações. Esta rede é constituída por 13 casas temáticas distintas, distribuídas por diferentes localidades do concelho do Fundão, nomeadamente Casa do Folclore, Casa das Memórias António Guterres, Casa da Poesia, Casa da Romaria, Casa do Barro, Casa da Tecedeira, Casa do Bombo, Casa da Queijo, Casa do Mel, Casa da Cereja, Casa da Pastorícia, Casa do Barqueiro e Casa dos Ofícios.
Os European Enterprise Promotion Awards 2024 tem seis categorias e é uma iniciativa da Comissão Europeia que distingue os projetos e iniciativas e é dirigido preferencialmente a entidades públicas, com responsabilidades a nível nacional, regional ou local, o concurso é também aberto a parcerias público-privadas, programas educacionais e organizações empresariais.
(Fotografia EEPA)