Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Futurismo e Surrealismo em destaque no 3º Salão de Outono da Guarda


Entre 06 de novembro e 08 de janeiro, o Museu da Guarda vai acolher o “3.º Salão de Outono – Aberto para Obras”, um certame que vai dar a conhecer ao público obras do Futurismo e Surrealismo português.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda esta mostra de Futurismo e Surrealismo pretende “reforçar a nova dinâmica do museu, implementada com a gestão do Município da Guarda”, iniciada em 2015, após a assinatura de um contrato interadministrativo de transferência, celebrado entre a autarquia e a Direção Regional de Cultura do Centro.
A iniciativa, que este ano conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa “na instalação de um monólito insculturado”, contemplará uma homenagem ao fundador do Futurismo em Portugal, Guilherme de Santa-Rita (Santa-Rita Pintor) e obras de Eurico Gonçalves, “um dos mais emblemáticos representantes do Surrealismo português”.
A organização refere ainda que o “3.º Salão de Outono – Aberto para Obras” incluirá também exposições de Javier Seco e de Susana Miranda, fotografia do Cineclube da Guarda e do Centro de Estudos Ibéricos.
O programa contempla ainda a inauguração da “Via Pictórica – Painéis Digitais Murais”, de uma instalação de esculturas no Campus Internacional de Escultura Contemporânea e a apresentação de vários catálogos, entre eles o da exposição de Paula Rego, “As Infâncias perduráveis | The enduring childhoods”, realizada durante o 3.º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC), que decorreu em junho. Para além desta, também outras criações que estiveram patentes no SIAC vão estar expostas “3.º Salão de Outono – Aberto para Obras” da Guarda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.