Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vila Nova de Tazem: Feira Gastronómica “Alambicada” é o ponto de encontro para beber um bom vinho e comer um prato típico local


A 3ª Feira Gastronómica – Alambicada em Vila Nova de Tazem, começou no dia 30 de setembro e termina hoje, dia 2 de outubro.

Este é um evento que conta com um programa diversificado onde a gastronomia, neste caso a Alambicada, é rainha.

Já são muitos os que conhecem esta iguaria que, embora aparentemente pareça um simples prato de borrego, é confecionado de forma diferente e nem toda a gente o sabe fazer.

Viriato Pinto, presidente da Casa do Povo de Vila Nova de Tazem, explicou-nos que a Alambicada “é um prato que é feito normalmente na altura das vindimas e que antigamente era dado como um prémio para celebrar o final das vindimas. Os patrões davam-nos aos empregados que tinham andado nas vindimas durante a época”.

O grande responsável pela Alambicada foi um senhor conhecido por “Chiquinho Barril” que tinha um Alambique onde confecionava este prato, conta. 

Esta iguaria é feita à base de borrego e vinho branco, preparada em panela de ferro, cozinhada no fogo lento e calculado da lenha. É confecionada na tradicional panela de ferro, depois de terem sido aí colocados os ingredientes, é tapada com um alguidar de alumínio e vedado com massa de centeio evitando assim a evaporação. Neste recipiente é colocada água, à medida que esta se vai evaporando, é acrescentada mais água, funcionando como um alambique.

Viriato Pinto conta que este “é um prato que demora cerca de duas horas e meia a ser cozinhado. O borrego é retirado e ainda dentro da panela é colocado pão e é servido com batata cozida”.

Esta Feira nasceu, essencialmente, para promover a Alambicada no entanto, surge também com vista à promoção do potencial vitivinícola da região demarcada do Dão- sub região da Serra da Estrela, contando com a participação de vários produtores de vinho do concelho de Gouveia.

O Mais Beiras Informação falou com Pedro Amaral da Quinta da Tapada do Barro, sediada em Vila Nova de Tazem. A Quinta da Tapada do Barro está presente no certame desde a sua primeira edição com o objetivo de venda e promoção do produto. “Sendo uma feira gastronómica, o vinho está sempre inerente e acabamos por faturar bastante e ao mesmo tempo promovemos”.

Devido à pandemia esta feira já não se realizava há dois anos mas as expectativas “eram as melhores” como refere Pedro. “Fomos obrigados a estar em casa e muita gente já tinha saudades de conviver, de sair e este é sempre um ponto de encontro para beber um bom vinho e comer um prato típico da região”.

Pedro Amaral confessou que não sabe confecionar este prato mas que é um bom apreciador desta iguaria. “Só o facto de ser feito na panela de ferro já dá um sabor diferente, para além do tempo da confeção. Sou bastante apreciador”.

Embora o certame ainda não tenha terminado, o balanço feito até agora tem sido positivo. “Tem sido muito bom, houve dois anos de pandemia e toda a gente estava sedenta de mais uma atividade onde pudessem encontrar os amigos, confraternizar, provar as iguarias” refere Viriato Pinto.

Embora o certame termine hoje a festa vai continuar até às 23h00, com animação musical, animação cultural e promoção dos melhores produtos que a região tem para oferecer.

A iniciativa é organizada pela Casa do Povo de Vila Nova de Tazem e o CLDS – Integrar 4G de Gouveia, com a parceria do Município de Gouveia, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem e de várias associações e coletividades vilanovenses.