Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Gouveia promoveu curso de Português para cidadãos ucranianos


Desde o dia 14 de junho que vários cidadãos refugiados ucranianos, residentes no concelho de Gouveia, têm vindo a aprender a língua portuguesa. A formação terminou no dia 22 de julho, tendo decorrido nas instalações da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, em Gouveia.

O curso de Português Língua de Acolhimento (PLA), de caráter gratuito, decorreu nos períodos da manhã, em formato presencial, e contou com a participação de 18 cidadãos ucranianos, tendo as aulas sido lecionadas pela formadora Helena Fazenda.

Esta iniciativa foi desenvolvida pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, com a parceria ativa da Câmara Municipal de Gouveia e do CLDS – 4G – InteGr4r e teve como principal objetivo capacitar estes cidadãos com competências linguísticas básicas que lhes permitam expressar-se e compreender em português, facilitando, assim, o seu processo de integração social, cultural e profissional.

O concelho de Gouveia mobilizou-se, desde o primeiro momento, criando um esforço coletivo, com diferentes iniciativas, para acolher e apoiar os cidadãos ucranianos que tiveram de sair do seu país por razões de conflito armado e humanitárias.

A realização deste curso, de ensino do Português, foi mais um contributo, que nasceu da sinergia entre as entidades envolvidas, para um melhor acolhimento e mais rápida integração destes cidadãos que residem no concelho.