Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda avança com projeto de salvaguarda do património imaterial


Um dos projetos mais importantes de salvaguarda e afirmação identitária do património cultural imaterial da Guarda, das pessoas e dos seus saberes, “Carta da Paisagem da Guarda”, vai avançar já em dezembro, coordenado pelo antropólogo, Paulo Lima, responsável pelas candidaturas do Fado e do Cante Alentejano, entre outras, a Património da Humanidade da UNESCO.

Trata-se de uma aposta estratégica local para a valorização do património, uma linha importante para a candidatura a Capital Europeia da Cultura – Guarda 2027. Até janeiro de 2021, o Municipio da Guarda terá concluído o processo de instrução dos dossiês com os pedidos de inscrição do Fabrico do Cobertor de Papa (e património natural e cultural associado) no Inventário Nacional do Património Cultural e com o pedido à UNESCO na Lista do Património Cultural Imaterial com necessidade de salvaguarda urgente.
O desenvolvimento deste importante projeto tem três fases de trabalho, a iniciar em dezembro de 2019 e a concluir em janeiro de 2021.  Na primeira fase, até dezembro de 2020, será feita a produção de um inventário/catálogo dos bens culturais imaterial presentes no Município da Guarda. Na segunda fase do processo, entre março e agosto de 2020, será instruído o dossiê com o pedido de inscrição do Fabrico do Coberto de Papa neste inventário nacional. A terceira fase, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, será instruído o dossiê com o pedido à UNESCO de inscrição na Lista do património cultural imaterial com necessidade de salvaguarda urgente do Fabrico do Cobertor de Papa e do património associado, dando particular enfâse ao património genético e aos domínios associados à pastorícia, relevando também a promoção económica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.