
Guarda promove 3º Encontro Nacional das Cidades Educadoras
A Guarda promove na próxima sexta-feira, dia 25 de março, no Teatro Municipal o 3º Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, .
O Encontro, que tem o apoio da Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG), é dirigido aos municípios nacionais, à comunidade Educativa, às crianças e à comunidade em geral e decorrerá a partir das 9h00 e durante todo o dia no TMG
Da iniciativa, que tem como subtema o Património Lúdico na Educação do Futuro, consta uma conferência com a professora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Ana Quitério. A convidada, considerada uma especialista nesta temática, é autora de vários livros. Segue-se a intervenção do especialista em Psicologia Clínica e da Educação que é também membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Nuno Guerreiro.
E depois, no programa, os municípios do Entroncamento, Lousã, Odemira e Sesimbra apresentam vários exemplos de Boas-Práticas, seguindo-se uma reunião de trabalho dos municípios. Já depois do almoço o regresso aos trabalhos será com uma mesa redonda com participantes das várias áreas educativas para um debate de ideias, que terá a moderação de Pedro Pinto (IPG).
Paralelamente às conferências e apresentações, que decorrem no Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda, serão dinamizado0s nos foyers de acesso aos auditórios do teatro Jogos Tradicionais para todas as crianças do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico público e privado do concelho. Essas atividades serão orientadas por elementos da AJTG, alunos da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico a Guarda e alunos da Escola Profissional, Ensiguarda. (ver programa completo da iniciativa).
Recorde-se que a Guarda aderiu como membro efetivo à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) a 3 de abril de 2009, tendo vindo a afirmar-se como cidade educadora ao longo dos últimos anos.
Atualmente a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras conta com 61 municípios, constituindo uma estrutura fundamental na dinamização da construção de cidades mais educadoras e mais justas. A Carta das Cidades Educadoras é um elemento unificador na definição das políticas dos municípios membros, sendo que as cidades educadoras trabalham para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais.
Guarda, cidade Educadora.