Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda recebe Secretaria de Estado da Ação Social já em dezembro


Bragança, Castelo Branco e Guarda são as três cidades que vão receber Secretarias de Estado. A cidade da Guarda recebe em permanência, a partir do dia 9 de dezembro, a Secretaria de Estado da Ação Social, tutelada por Rita Cunha Mendes.

 

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, esta decisão de descentralização  decorre de uma política de maior proximidade e pretende dar mais importância à coesão territorial.
A cidade mais alta recebe, já a partir de 09 de dezembro, a Secretaria de Estado da Ação Social, tutelada por Rita Cunha Mendes.
Por sua vez, “a Secretaria de Estado vai dispor de um gabinete de apoio em Lisboa, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), onde se deslocará semanalmente. A sede [da secretaria de Estado] ficará no Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social”, sublinha. A fonte explica ainda que até o local estar disponível, a Secretaria de Estado dos Assuntos Sociais irá ocupar, de forma provisória, as instalações da delegação distrital da Guarda do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).
A Secretaria de Estado da Valorização do Interior, a cargo de Isabel Ferreira,vai ser transferida para Bragança, ficando instalada no Brigantia-Parque de Ciência e Tecnologia. O anúncio foi feito pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
“A Secretaria de Estado terá sede lá [Bragança] e trabalhará preferencialmente a partir de Bragança, embora tenha na agenda todo o território. Atualmente trabalham no local duas pessoas mais a secretária de Estado. De futuro serão três. O gabinete começou a funcionar na segunda-feira, embora os trabalhos de preparação do local tenham começado no fim-de-semana”, refere fonte do gabinete do primeiro-ministro.
O gabinete do secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, irá funcionar no edifício do antigo Governo Civil de Castelo Branco, que na anterior legislatura, acolheu a Secretaria de Estado da Valorização do Interior. Além das audiências, reuniões e eventos do gabinete do secretário de Estado, o edifício irá receber atividades dos restantes membros do Governo, nomeadamente, daqueles que integram o Ministério do Ambiente e Ação Climática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.