Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Guarda Wine Fest superou as expectativas e está de regresso para o ano


Vinhos, gastronomia, concertos e experiências durante três dias, foi assim a primeira edição do Guarda Wine Fest, que decorreu de 15 a 17 de julho, na Alameda de Santo André, na Guarda.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, “o distrito da Guarda, tem de facto, dos melhores vinhos do País”.

A Guarda foi, durante o fim de semana, a capital das três regiões vitivinícolas do País, a Beira Interior, Douro e Dão.

O sucesso desta primeira edição do Guarda Wine Fest, traduz-se no seu regresso em 2023, anunciado pelo Presidente da Câmara da Guarda. “Nos dias 14, 15 e 16 de julho, cá estaremos para a segunda edição do Guarda Wine Fest, com mais produtores, com mais público e com mais animação”.

Os produtores foram grande parte do sucesso do Guarda Wine Fest e o balanço é muito positivo, como refere Vítor Rosa, comercial da Adega de Castelo Rodrigo. “O principal intuito do evento é promover e isso foi atingido, muita gente passou a conhecer os nossos vinhos, pessoas de fora, inclusive alguns estrangeiros, é sempre bom”.

As promotoras Tatiana e Inês, que estiveram no evento a representar a Quinta dos Termos, de Belmonte, ficaram surpreendidas com a adesão das pessoas ao Guarda Wine Fest. “Pensámos que não haveria assim tanta adesão por causa do calor e do horário, mas abrangeu muitas pessoas, deu a conhecer diferentes tipos de vinho, de diferentes regiões” que era o que se pretendia.

A representar a região do Douro, mais propriamente do concelho de Alijó, estiveram os gerentes Ana Morais e Mário Alves, da Casa do Piaska, um negócio ainda recente, com dois anos de existência, mas que teve um feedback muito positivo, o que permitiu a estes promotores fazer contactos para continuarem a promover os seus produtos.

Raquel Damas, uma das expositoras, adquiriu o gosto pelo mundo dos vinhos através do seu pai, que tinha uma grande paixão pelos terrenos e pelas vinhas. No evento esteve a promover o vinho tinto da Fonte Cerdeira e considera que este tipo de iniciativas são importantes para “analisar o mercado e a concorrência”.

Esta primeira edição do Guarda Wine Fest “pegou de estaca” como refere Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda. “Só na Guarda é que é possível isto acontecer, estamos muito satisfeitos e vamos continuar a trabalhar para o futuro do vinho em Portugal”. Estima-se que tenham passado dez mil pessoas nesta primeira edição do Guarda Wine Fest.

Quanto aos aspetos a melhorar numa próxima edição o Presidente referiu “a adaptação dos horários às temperaturas”, mas que para primeira experiência “correu muito bem”. Disse ainda que o local deverá manter-se, na Alameda de Santo André, uma vez que está perto do centro da cidade.

Superadas as expectativas, destacou-se a boa organização, o local escolhido para o evento, a diversidade e qualidade dos vinhos, a animação e vontade de voltar para a o ano.