GuardoFolia – Aqui Há Galo apresentou cartaz oficial
A Guarda volta a festejar o Carnaval com mais uma edição do GuardaFolia – Aqui Há Galo, num evento que vai decorrer de 26 de fevereiro a 4 de março, pela cidade e pelo concelho.
A iniciativa, de base comunitária e que conta com o envolvimento dos mundos rural e urbano, destaca a Guarda no mapa do Carnaval nacional pela genuinidade e tradição. A catarse guardense pretende espiar todos os males de 2024, dando esperança para o novo ano de 2025.
Este carnaval genuinamente português tem o ponto alto com o Desfile e Julgamento do Galo no domingo gordo de Carnaval, dia 2 de março, com início marcado para as 17h00.
A sátira e o humor vão andar à solta pelas ruas do centro da cidade com o Desfile das Freguesias do concelho que sai da Alameda de Santo André em direção à Praça Luís de Camões (Praça Velha), onde o Galo voltará a ser julgado de todos os males acontecidos ao longo do ano e que é o principal ingrediente para a conceção do espetáculo final. Este ano o cortejo é dedicado ao tema A Revolta das Carroças e conta com a participação de 31 grupos. O espetáculo do Julgamento do Galo retoma o formato original, conjugando as tradições vividas nas aldeias de Famalicão da Serra (Enterro do Entrudo) e de Pousade (Julgamento do Galo) com uma componente musical mais urbana. Conta com a participação do projeto Beat na Montanha e do Teatro na Escola (projetos educativos a decorrer) e ainda com os convidados Capicua e Maze. O Julgamento e Morte do Galo tem a direção artística de Daniel Rocha, texto de Honorato Esteves e direção musical de Luis Sequeira. O galináceo será uma criação artística de Rui Sousa (Marionetas da Feira).
Ainda no domingo 2 de março, realiza-se durante a manhã, a partir das 10h30, com partida e chegada na Praça do Município, a Fun Run – A Corrida mais divertida do ano. A atividade, que junta o desporto à diversão, tem um percurso urbano de cerca de 5 km e pode ser realizada individualmente ou em grupo, a andar ou a correr. O trajeto decorre nas ruas e parques da cidade, tendo como principal desafio ultrapassar os obstáculos que vão surgindo pelo caminho. A única obrigatoriedade para quem participa é a boa disposição e comparecer disfarçado. A iniciativa conta com o envolvimento das coletividades e ginásios da cidade para a construção e dinamização dos obstáculos. Tal como em edições anteriores, as inscrições deverão ser feitas online.
No cartaz há ainda o teatro comédia Amigos da Treta no Teatro Municipal da Guarda (TMG) dia 26 de fevereiro, que dão nova vida ao fenómeno de popularidade criado em 1997 como ‘Conversas da Treta’ por António Feio e José Pedro Gomes. Na era digital e com a força das redes sociais, chegam os ‘Amigos da Treta’, com José Pedro Gomes em dupla com Aldo Lima.
Na sexta, dia 28 de fevereiro, realiza-se o Desfile Infantil pelas ruas do centro da cidade, com a participação de 2300 crianças de meia centena de escolas do 1.º ciclo e jardins de infância do concelho, da rede pública e privada. Sob o tema Tradições de Entrudo na Guarda, o cortejo, intitulado Cá do alto, cantas tu ou canto eu? inicia na Praça do Município às 14h30 e termina na Praça Luís de Camões, passando pelo Jardim José de Lemos, pela Rua Alves Roçadas, pelo Largo João de Almeida e Rua do Comércio. No final haverá animação musical e dança para alegria dos mais novos.
A tradição também se cumpre à mesa e de 28 de fevereiro a 3 de março regressam as Tabernas do Entrudo, na Alameda de Santo André. Várias associações do concelho vão recriar neste espaço coberto o ambiente carnavalesco das diversas freguesias apresentando as iguarias e ementas caraterísticas da época. A iniciativa pretende proporcionar um ambiente de convívio e promover a cultura gastronómica da região. A animação será assegurada por Rosinha e o DJ Dilcio (dia 28); o Baile de Máscaras com a Banda SPS (dia 1 de março), Tributo aos Queen – One Vision e o DJ EDD (dia 2); a stand up comedy de Aldo Lima e o DJ Bay (dia 3).
O programa da GuardaFolia 2025 termina no dia de Carnaval, 4 de março, com o Enterro do Entrudo na aldeia de Famalicão da Serra. Uma iniciativa repetida nas últimas décadas nesta freguesia rural do concelho. À semelhança do Galo na Guarda, o Entrudo em Famalicão da Serra vai ter desfile pelas ruas da aldeia e Queima do Entrudo na praça central daquela localidade. A iniciativa está marcada para as 18h00.
A tradição genuína dos festejos de Carnaval na Guarda nos últimos anos pode ser apreciada na exposição fotográfica Julgamento e Morte do Galo: Uma Retrospetiva, de Arménio Bernardo patente no Foyer do Grande Auditório do TMG de 11 de fevereiro a 6 de março. A mostra reúne 40 imagens realizadas de 2008 a 2016 que ilustram as edições de um acontecimento artístico e comunitário.
Na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço estará patente de 21 de fevereiro a 31 de março, a exposição e performance musical Retalhos de Tiago Sami Pereira. A mostra é uma reflexão sobre a memória e o presente sob a forma de metáforas plenas de cor, contraste e simplicidade. É a partilha de um mundo particular, habitado por personagens imaginários, de silhuetas e contornos exagerados e de olhares expressivos.
O Museu da Guarda assinala esta época com uma performance artística com a elaboração de uma tela de grande formato a representar um galo na fogueira num registo humorístico e colorido, numa criação do artista urbano Dub (André Silveira). O cartoon humorístico Morre queimado, galo! Viva o galo! será exibido durante as férias do Carnaval na Praça Luis de Camões.
Com esta GuardaFolia 2025, o Município da Guarda pretende atrair visitantes à cidade mais alta e dinamizar o tecido económico do concelho, nomeadamente da hotelaria, restauração e pequeno comércio. O evento é também uma forma de reforçar a autoestima dos guardenses e contribuir para a promoção das tradições e da cultura da região.