
Autárquicas 21: Entrevista a Hélder Salvado, candidato do PSD à freguesia da Soalheira (Fundão)
Após quatro anos de mandato, retomam agora as eleições para as Autárquicas 2021 e o Mais Beiras Informação decidiu ir ao encontro dos candidatos, colocando-lhes algumas questões, para que possam partilhar a sua visão e planos para o futuro do Município a que se candidatam. Hélder Salvado é o candidato do PSD à freguesia da Soalheira, no Fundão.
Quais os motivos da sua candidatura a estas Autárquicas e quais os pilares da mesma?
Foi um projecto começado há quatro anos por um esquipa que integra muitos jovens e que queremos dar continuidade.
O que considera ter de diferente relativamente aos outros candidatos?
A criação do Pólo Sénior da Academia, várias actividades culturais como os Presépios dos Bairros, Noites Culturais, Concertos, que ao longo mandato foram acontecendo e que renovaram a forma de estar na Soalheira. Além de obras físicas, como calcetamentos zona antiga e demolições de várias ruínas.
Quais os setores/áreas/investimentos que considera importantes impulsionar ou melhorar a freguesia?
É necessário a remodelação da rede de saneamento e de água da parte baixa da freguesia pois as rupturas são constantes. Além disso, está já em fase de concurso público, a ampliação da sede da Junta de Freguesia e estão identificados os edifícios onde funcionará o museu do Sapateiro e o Albergue dos Peregrinos de Santiago.
Qual a análise que faz aos últimos quatro anos da freguesia?
Foi possível fazer algumas obras com a ajuda a Câmara Municipal do Fundão. Mas sobretudo a união entre as várias associações da vila permitiu trabalhar em conjunto para os soalheirenses, sem divisões e com várias iniciativas que mudaram a Soalheira o nível social e cultural.
Como olhar para os dados dos últimos Censos da freguesia divulgados em Julho pelo INE?
Fomos a freguesia do concelho do Fundão que menos população perdeu, apenas Silvares ganhou população. Mas é claro, que o facto de se perder população é preocupante até porque os nascimentos são muito menos que os falecimentos e isto vai-se traduzir uma perda de população anda maior, a médio prazo, se nada for feito.
Falando de uma freguesia localizada num concelho situado no Interior, que políticas acredita serem necessárias implementar pelo Governo para diminuir o despovoamento e a desertificação desta região?
A criação de emprego é essencial para fixar população e a zona industrial da Gardunha Sul, aqui ao lado, pode ser o motor de inversão desta perda de população se mais empresas ali se fixarem. Existem duas que vão arrancar em breve e esperamos que mais possam se instalar nestes quatros anos.
Fernando Gil Teixeira