Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Incêndios de 2017 retratados na exposição “Dever da Memória” em Viseu


Os incêndios de 15 de outubro de 2017 são retratados por dois fotojornalistas na mostra fotográfica “Dever da Memória” que tem como subtítulo “Da infâmia à esperança”. A exposição será inaugurada na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, precisamente na noite do próximo 15 de outubro, pelas 21h30 na Quinta da Cruz, em Viseu, onde estará patente até 31 de dezembro.

Nuno André Ferreira e Adriano Miranda, dois fotojornalistas nacionais de renome, apresentam 72 imagens dos incêndios de outubro de 2017 até aos dias de hoje, num percurso temporal que regista a tragédia daquele dia ao renascer do quotidiano.
Segundo o vereador da Cultura da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, “o que é singular nesta exposição é o percurso temporal. Quem visitar esta exposição poderá rememorar a noite de 15 de outubro, mas fazer também uma viagem, essa menos conhecida – porque as imagens mais mediáticas foram dos incêndios e do rescaldo – aos meses que se seguiram e àquilo que são imagens de hoje, dos nossos dias”.
A par da exposição, existe um livro, com edição limitada a mil exemplares, com mais de uma centena de fotografias e tem a acompanhar textos de cinco jornalistas, também alguns a trabalharem para jornais nacionais a partir de Viseu. A receita obtida com a venda desse livro/catálogo da exposição “reverterá na totalidade para os Bombeiros Voluntários de Viseu que estão a atravessar uma fase financeira complicada”.
A mostra pode ser vista até 31 de dezembro, em Viseu, não estando descartada uma possível itinerância a outras regiões do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.