IPV e IFMT assinam Protocolo de Intenções para projetos conjuntos futuros
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV), representado pelo seu Presidente, José Santos Costa, e os Vice-presidentes, João Vinhas e Helena Vala, recebeu uma visita de cortesia de uma delegação composta por 39 elementos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), liderada pelo seu reitor, Júlio César Santos.
Do programa constou a apresentação das ofertas formativas das duas instituições e de projetos que o IFMT demonstrou interesse em conhecer, tais como o Polieemprende e o Link me Up – 1000 Ideias. Foram, ainda, analisadas e discutidas oportunidades conjuntas de cooperação bilateral.
O programa culminou com a assinatura do Protocolo de Intenções entre as duas instituições que prevê a execução de projetos de intercâmbio internacional, ensino, pesquisa, extensão e serviços à comunidade a serem conduzidos em parceria.
Para o Reitor da IFMAG “O protocolo de intenções abre uma série de possibilidades nas mais diversas áreas de parceria e, a partir desse documento, vamos avançar nos acordos, no diálogo daquilo que seja de interesse comum de ambas as instituições. Temos muito interesse em promover essa mobilidade académica e em receber os estudantes de Viseu em Mato Grosso pois isso vai acrescentar muito na formação dos nossos estudantes”.
O Presidente do IPV afirmou “…temos certeza de que esta nova parceria vai resultar muito positivamente. As áreas de interesse, quer do Instituto Federal de Mato Grosso quer do Instituto Politécnico, são inúmeras. Seja área tecnológica, da agricultura, da sustentabilidade, do verde que, hoje é algo muito presente nas nossas mentalidades. Esse protocolo é um primeiro momento e vai abrir portas para que possamos intensificar a formação e nesta mobilidade de docentes, estudantes e não docentes”.
Neste encontro fizeram-se representar as Unidades de Investigação e Desenvolvimento do IPV, que apresentaram os vários Centros de Investigação: Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD), a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) e Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS).