
Judo: Viseense António Boloto vence bronze no Campeonato Mundial de Judo Veteranos 2021
Realizou-se entre 21 e 24 de Outubro, em Portugal, Lisboa, o Campeonato do Mundo de Judo no escalão de Veteranos 2021.
Este campeonato organizado pela Federação Internacional de Judo e coadjuvada pela Federação Portuguesa de Judo contou com a participação de mais de 400 Judocas oriundos de cerca
de 43 países.
Este ano a competição foi mais forte do que nunca pois apenas estiveram presente os judocas que sempre marcaram presença nesta grande competição mundial de Veteranos da modalidade.
A prova, muito bem organizada em sistema de bolha fechada devido à pandemia COVID19, trouxe a Portugal os melhores judocas veteranos do mundo e Portugal não podia deixar de estar presente neste grande evento desportivo.
Dos cerca de 45 portugueses inscritos, o viseense António Boloto, já com um longo percurso no judo, representou o seu país no escalão M4 e na categoria de -100Kg, categoria com elevado número de judocas e de elevada qualidade.
António Boloto entrou muito bem na prova, ficando isento na primeira ronda. Na segunda ronda superiorizou-se ao seu adversário russo em menos de 14 segundo, tendo sido vencido na meia final pelo ucraniano campeão do mundo do escalão.
A disputa do bronze foi renhida, com Alexandre Vieira, treinador e técnico do Beira Mar e atleta de elevada qualidade. Contudo, apesar da grande amizade entre os competidores, António Boloto levou a melhor e marcou logo no primeiro minuto do combate, voltando a marcar pouco depois, conquistando o merecido bronze para a Cidade de Viseu, subindo ao pódio com as cores do país e da cidade.
Esta medalha, já há muito ambicionada é o culminar de um longo trabalho de treino físico, técnico e mental que o atleta veterano tem vindo a fazer ao longo do último ano, durante o qual trabalhou intensamente com os melhores do país e sempre orientado pelos melhores.
O atleta atribui esta medalha a todos os seus amigos e atletas/ alunos que o acompanham diariamente e acreditam na seriedade do seu trabalho, assim como à sua família que o apoiou neste longo percurso e que apesar dos custos de participação serem elevados nunca se opuseram à sua participação. Um especial agradecimento à Federação Portuguesa de Judo, ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Campo que se disponibilizou para ajudar nesta participação e ao DCE pela simbólica contribuição que atribuiu ao atleta.