
Lamego acolheu emissão das “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”
Lamego foi cidade-anfitriã do concurso “7 Maravilhas da Nova Gastronomia” que a RTP está a promover.
Numa emissão especial conduzida por José Carlos Malato, Joana Teles e Rita Belinha, a Av. Dr. Alfredo de Sousa, aos pés do Santuário dos Remédios, foi palco da realização de uma pré-final dedicada a uma das sete categorias a concurso: Petiscos, Pratos Vegetarianos, Pratos Veganos, Peixe e Marisco, Pratos de Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.
O programa foi transmitido em direto, no dia 16 de agosto, pela RTP1 e RTP Internacional, ao longo de mais de cinco horas, e constituiu uma oportunidade única para divulgar, ao país e ao mundo, o património gastronómico e turístico de Lamego.
Foram convidados o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, a Quinta de Santa Eufémia, uma propriedade situada em Parada do Bispo com uma antiquíssima vocação vinhateira, e a empresa “Rumimel”, vocacionada para a produção e comercialização de mel e produtos apícolas. O Rancho Regional de Fafel também animou a emissão.
Em destaque também esteve o facto das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios terem sido eleitas no ano passado, através de votação popular, uma das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, tendo em conta a expressão da sua autenticidade e religiosidade.