Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde investe sete milhões de euros em nove ETAR’s


O Município de Mangualde vai investir mais de sete milhões de euros em nove ETAR’S. Para João Azevedo, presidente da autarquia, este é “o maior investimento de sempre no concelho na área ambiental”.

Nove Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR´s) vão ser “dotadas das mais avançadas tecnologias para o tratamento de efluentes” com vista a “garantir melhores condições ao concelho” e solucionar “problemas de décadas no que respeita ao ambiente. “Estamos a fazer uma revolução ambiental no concelho com a construção de novas ETAR´s, num investimento superior a 7 milhões de euros. Uma aposta que permitirá aos mangualdenses a qualidade de vida que nunca tiveram.”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, garantindo que o ambiente é tema central nas prioridades da autarquia: “queremos resolver os problemas, que existem há décadas, tratando as águas residuais do concelho e garantido a preservação e a boa qualidade do meio ambiente.”
Atualmente, estão já a decorrer obras de quatro infraestruturas, nomeadamente da ETAR Poente de Mangualde, que vai substituir a ETAR da Lavandeira, da ETAR Chã de Tavares, da ETAR de Freixiosa e da ETAR de Abrunhosa-A-Velha. A concurso está a ETAR de Gandufe, aguardando proposta. Em análise de proposta está a ETAR de Cubos, num investimento de mais de 2 milhões de euros. “Será uma das mais modernas do País. Com uma tecnologia de ponta, esta infraestrutura irá permitir um processo de tratamento e purificação da água que, no final do ciclo, terá uma qualidade ótima para ser reutilizada para fins agrícolas e industriais.”, revela o autarca de Mangualde.
Recentemente, foram também aprovadas as candidaturas para a construção das ETAR´s de Tibaldinho, Lobelhe do Mato e a ETAR que abrangerá Oliveira, Passos e Santo André. Um investimento superior a 1 milhão de euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.