Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Mangualde: Número especial da Revista Beira Alta foi ontem apresentado


O Município de Mangualde acolhe iniciativas realizadas no âmbito da programação de comemoração do centenário do nascimento de Alexandre Alves, do 25º aniversário da Biblioteca Municipal e do 80º aniversário da Revista Beira Alta.

Ontem, no dia 19 de julho, pelas 18h30, foi apresentada a Revista Beira Alta, nomeadamente, o número especial de homenagem a Alexandre Alves, na Igreja da Misericórdia, a “menina dos seus olhos”. O público presente foi ainda conduzido a uma breve viagem pela Igreja da Misericórdia, através dos textos de Alexandre Alves. Esta visita esteve ao cargo de Fátima Eusébio.

Marcaram presença o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, a Vereadora do Município de Mangualde, Maria José de Jesus da Silva Coelho, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Manuel Fernando Almeida Cabral, e ainda João Soalheiro, membro do Conselho Editorial da Revista Beira Alta.

“É com um enorme orgulho que estamos aqui todos” afirmou com um sorriso Maria José de Jesus da Silva Coelho, Vereadora do Município de Mangualde. 

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões realçou, mais uma vez, “a felicidade e a satisfação de ter sido possível termos este enquadramento, perfeito”, de juntar “os 80 anos da Revista Beira Alta, o centésimo aniversário do Doutor Alexandre Alves, e também da comemoração dos 25 anos da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves”. 

“A Revista Beira Alta é um dos principais polos da nossa região”, alegou o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

A Revista Beira Alta está apenas a um clique de distância da comunidade, “hoje temos os números todos, ou quase todos, digitalizados no nosso site dedicado à Revista Beira Alta, que muito facilmente pode ser consultado por historiadores, estudantes, etc”, nesse site podem também “adquirir números antigos para completar coleções de colecionadores que tenham a Revista”, explicou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

Esta é uma Revista moderna que não se limita ao território da Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, “é de toda a região Beira Alta”.

Foi João Soalheiro, membro do Conselho Editorial da Revista Beira Alta que apresentou o número especial da Revista Beira Alta, em homenagem a Alexandre Alves, que lamentou o facto de nunca o ter conhecido pessoalmente, esta é “uma das poucas penas que eu cultivo na minha vida”.

“Esta Revista começa pela capa, é uma das capas mais belas, em 80 anos da Revista Beira Alta. Não é só pela sua simplicidade, é pela verdade do que apresenta, não engana. Ela faz aquilo que mostra, homenageia uma vida”, conta-nos João Soalheiro.

“Na Revista há artigos de pessoas, que são do melhor que o nosso país produziu do ponto de vista intelectual” anunciou João Soalheiro. São “320 páginas muito densas”, com diversas temáticas “que vos transportam com muita facilidade para mundos muito diferentes”.

Esta programação pretendeu revisitar a obra escrita de Alexandre Alves sobre o património de Mangualde, e, também, projetar a sua imagem ao nível da região Dão Lafões sobre a qual desenvolveu investigação.

Neste enquadramento, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves em colaboração com a Direção da Revista Beira Alta e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu uniram-se para apresentar um conjunto de iniciativas tiveram início em maio e decorrerão até dezembro de 2022.

O final da sessão contou com um momento musical protagonizado por Margarida Ferreira dos Santos.