
MANGUALDE:Entrudo de Quintela de Azurara espera milhares de visitantes
Uma Fogueira, Papas de Milho, a Sacada e o Enterro do Entrudo sãos os pontos fortes do Entrudo de Quintela de Azurara que, em parceria com o Município de Mangualde, se realiza a partir de domingo e até ao final da terça-feira de Carnaval.
“Mais uma vez, vamos cumprir esta tradição de vários séculos para vivermos um Entrudo totalmente português, que envolve a nossa a comunidade e que, ano após ano, atrai cada vez mais visitantes”, explica Rui Marques, presidente da Junta de Freguesia de Quintela, entidade organizadora.
A partir de domingo, os dias vão ser preenchidos com a Feirinha (produtos regionais) Baile de Máscaras, jogos tradicionais, passeio noturno de BTT, teatro de palhaços, animação de rua, nomeadamente espetáculo de fogo e muita música.
Um dos momentos altos acontece na segunda-feira (3 de março) com uma grande fogueira que vai estar a arder até o Entrudo ser queimado, no final da noite de terça-feira.
Em Quintela de Azurara, que integra as Aldeias de Portugal, e onde estão a ser recuperados moinhos, a maior atração acontece na segunda-feira, com uma tradição única no país. “Todos os cafés e o Rancho Folclórico “Os Azuraras” servem à mesma hora, às 22h30, de forma gratuita, papas de milho, doces e salgadas, a todos os moradores e visitantes”, explica Rui Marques.
Depois de uma noite com música, às 5h00 de terça-feira, canta-se a madrugada e bebe-se café na panela de ferro.
A partir das 17h15 de terça-feira, realiza-se a Sacada. “O jogo da sacada é uma iniciativa secular, que foi passando de geração em geração.. Consta-se que é um ritual de emancipação dos rapazes solteiros, que se mascaram e, com sacas de serapilheira ou linho, desafiavam os homens mais velhos a participar neste jogo”, refere o autarca, que aguarda milhares de visitantes durante os festejos carnavalescos.
“É um Carnaval único, muito tradicional, que temos a obrigação de proteger, manter e projetar”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, justificando assim a parceria do Município.