Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Movimento Estrela Viva promove ação de plogging na zona da Torre – Parque Natural Serra da Estrela


A iniciativa consiste numa caminhada com recolha de lixo na zona da Torre e visa sensibilizar a opinião pública para a importância da adoção de práticas ambientalmente responsáveis no usufruto deste património comum que é a Serra da Estrela.
O Movimento Estrela Viva irá organizar, já no próximo dia 2 de julho, pelas 9h, uma ação de plogging na zona da Torre, Serra da Estrela.
A iniciativa, que já vai na sua segunda edição, é realizada uma vez mais com o apoio do ICNF e do Comando do Posto de Busca e Resgate em Montanha, da Guarda Nacional Republicana, e consistirá numa caminhada em percurso circular (aproximadamente 3km), com recolha de lixo ao longo do percurso.
A Serra da Estrela constitui, cada vez mais, um ponto de interesse turístico, com uma oferta vasta e diversificada – neve, caminhos pedestres, pistas cicláveis, geossítios, cursos de água, biodiversidade, desporto-aventura, gastronomia, aldeias típicas, tradições, as suas gentes – que atraem um número crescente de visitantes à região. Se é verdade que tal afluência representa uma mais-valia para a economia local, com vantagens para a população e para a região, não é menos verdade que aumenta também a pressão sobre os ecossistemas e restante património que constitui a riqueza maior e o foco de interesse desta região protegida, classificada como Parque Natural e Geoparque.
‘’A ideia é sensibilizar os cidadãos para este problema que, como sabemos, tem impacto direto nos ecossistemas da Serra da Estrela, mas, mais do que isso, queremos reforçar o apelo às autoridades para estarem mais vigilantes e alocarem mais recursos à sensibilização e fiscalização, queremos sensibilizar os operadores turísticos para a sua elevada responsabilidade social e ambiental nesta matéria, uma vez que os seus rendimentos dependem exclusivamente da exploração da nossa montanha, e ainda solicitar ao poder local para que, de forma concertada, pressione autoridades e agentes turísticos para reforço das suas ações. É urgente repensar o atual modelo de exploração turística da Serra da Estrela e nós, grupos de cidadãos organizados, queremos contribuir para essa reflexão!’’, refere a Organização.
A iniciativa é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição prévia através do link.

Uma organização do Movimento Estrela Viva com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da GNR.