Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Gouveia apresenta Charcutaria e Queijaria, de Olga Valentim


No 1.º piso do Mercado Municipal, com acesso pelo estacionamento descoberto ou pelas escadas interiores, encontrará o posto de venda de charcutaria e queijo, de Olga Valentim.

Este negócio nasce por iniciativa do pai de Olga, em São Martinho: na década de 70, época em que começavam a vir ao Mercado Municipal de Gouveia, que visitavam semanalmente. Com a morte do seu pai, e ao encontrar-se em situação de desemprego, Olga pegou no negócio familiar, que tem gerido nos últimos 19 anos.

O reportório de produtos que a comerciante vende vão desde queijos de ovelha, amanteigados curados, queijo de cabra; de mistura; de vaca – até ao requeijão, queijo fresco e flamengo e enchidos, ao que se acrescentam os presuntos: com e sem osso. Se procura saciar os seus desejos por queijaria e charcutaria, a sua solução estará certamente com a Olga.

Olga compra os produtos diretamente às fábricas. Ao longo dos anos, foi conhecendo as várias mercadorias, vendendo apenas do melhor – dá o exemplo da Pepe Carnes. Com 61 primaveras, Olga tem contacto com esta marca desde os 14 anos: se os clientes da comerciante são fiéis, também ela mantém os fornecedores há largos anos.

Para além de vender diretamente ao público, a comerciante vende para restaurantes e hotéis da Beira Baixa. Os enchidos que encontra aqui não se encontram em qualquer lado: especialmente no supermercado.

Olga deixa claro o valor que coloca na independência. Não gosta, nem quer depender dos outros: nem mesmo do seu estimado marido, o que a motiva a manter-se ativa. “Se tivermos saúde e paz estamos bem. Sei que o negócio não é perfeito. Gosto de vir aqui, nem que seja para falar com as pessoas, e vimos sempre ganhar qualquer coisa” – uma atitude perfeitamente razoável.