Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

MUNICÍPIO DE GOUVEIA AUMENTA SUBSIDIOS CULTURAIS EM 15%


O Município de Gouveia aprovou os subsídios para as coletividades culturais. A Autarquia de Gouveia vai investir 71.500 euros nas coletividades culturais o que corresponde a um aumento de 15% em relação a 2020.

O executivo municipal aprovou na reunião de câmara da passada quinta-feira, 13 de maio, os apoios às coletividades culturais para 2021.

Reconhecendo o momento específico provocado pela pandemia, o Município de Gouveia decidiu aumentar os apoios às coletividades com o objetivo de proteger as coletividades, garantir o seu funcionamento e a continuidade das associações.

Na globalidade serão apoiadas cerca de 40 associações com um investimento direto de 71.500 euros. Os apoios são atribuídos sem ter por base os planos de atividades, uma vez que a pandemia COVID-19 impediu as associações de cumprirem as suas atividades anuais regulares. Esta é uma prática que o Município de Gouveia já efetuou em 2020, assumindo o apoio direto às coletividades como garantia de mitigação dos impactos provocados pelos sucessivos períodos de inatividade.

Luís Tadeu, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia assume que “o apoio às coletividades foi reforçado, pois a pandemia COVID-19 deixou muitas das nossas associações sem qualquer atividade.

Os ensaios pararam, as escolas de música ficaram sem aulas presenciais, os ranchos e os grupos corais deixaram de poder cantar e dançar. Tudo isto provocado pela pandemia que impediu as associações de cumprir a sua missão com a comunidade. É tempo de apoiar sem condicionantes, queremos manter as nossas associações, recuperar o seu papel na sociedade, daí ser tão importante este apoio incondicional para preservar o nosso património cultural que está muito relacionado com o associativismo”.

Os apoios aprovados pelo Município de Gouveia obedecem a um reconhecimento expresso da Câmara Municipal em adotar uma discricionariedade positiva que, excecional e temporariamente permita minimizar os efeitos negativos decorrentes da imprevisibilidade da situação pandémica, através dos apoios anuais atribuídos às coletividades.

Antes da aprovação dos subsídios, a autarquia ouviu as associações culturais promovendo reuniões setoriais onde efetuou um ponto de situação, após mais de um ano de pandemia COVID-19, período em que as coletividades estiveram paradas.

Em conjunto, os apoios culturais agora aprovados e os apoios às coletividades desportivas, aprovados em março pelo Município de Gouveia, perfazem um investimento de 150 mil euros no movimento associativo.