
Município de Pinhel aderiu à campanha ‘Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude’
Em 2022 a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens desafiou as CPCJ locais a aderir à campanha do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude com a criação de laços azuis humanos.
Esta é mais uma iniciativa, a somar às que vão sendo desenvolvidas durante o ano e, em particular, durante o mês de abril em que, há uns anos a esta parte, as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens procuram alertar para esta problemática.
Uma das práticas é a colocação do laço azul, símbolo da campanha, nas fachadas dos edifícios de todas as instituições parceiras, outra é a designação de um dia em que as pessoas são convidadas a vestir-se de azul e a refletir sobre o drama dos maus-tratos na infância, uma das faces da violência doméstica.
Este ano, o dia azul foi aproveitado para criar laços humanos nas várias instituições, desde a própria CPCJ à Câmara Municipal, passando pelas várias escolas do Agrupamento e outras instituições parceiras como a GNR ou o Centro de Saúde, entre outras.