
Município de São Pedro do Sul adere ao Programa de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis
Decorreu ontem, dia 27 de julho, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a assinatura do Protocolo de Cooperação com a Guarda nacional Republicana (GNR) no âmbito do Programa de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis.
Este Projeto tem como destinatários os cidadãos em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento que, por força destas circunstâncias, se encontrem em situação de risco ou vulnerabilidade, comprovada por avaliação do Gabinete de Ação Social e Solidariedade Municipal.
O sistema de teleassistência permite proporcionar uma resposta imediata em situações de emergência, bem como o apoio à solidão, a todos os utentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade ou dependência, 24 horas por dia e 7 dias por semana.
O utente fica na posse de um equipamento, que pode usar ao pescoço, e que, entre outras funções, possui um botão para ser acionado em caso de emergência (botão SOS), que permite comunicar de forma bidirecional, definir um perímetro de segurança e alertar em caso de imobilidade.
O sistema de teleassistência é monitorizado em permanência através de um portal que está acessível na Sala de Situação do Comando Territorial de Viseu na plataforma “eGuard”. Após o alerta é estabelecido um contacto com o utente e ativadas as respostas de auxílio adequadas.