Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Municípios de Aveiro, Viseu e Guarda lançam eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação


Foi oficialmente lançado o eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação, iniciativa liderada pelo Município de Aveiro em conjunto com o Município da Guarda, o Município de Viseu e a Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal.

O eixo cultural A25 – Rede de Criação e Programação é uma ”intervenção de programação cultural de escala inter-regional que promove a valorização do património cultural e natural através da sua dinamização e animação, por via de Intervenções de Luz no Património, Concertos Improváveis, Residências Emergentes, e Comunicação, aumentando a atratividade cultural e turística dos municípios promotores e da Região Centro”.
As abordagens artísticas e os conceitos de criação e programação cultural que suportam esta operação “incidem sobre os recursos patrimoniais dos municípios, materiais e imateriais, potenciando a sua reinterpretação com resultados na sua atratividade. Os processos de trabalho das iniciativas procurarão garantir um carácter único, inovador e irrepetível às propostas apresentadas, uma vez que serão desenvolvidas em regime de “site-specific” a partir das especificidades de cada lugar”.

Este é um projeto de “grande significado para os municípios envolvidos, sendo encarado como o primeiro passo de uma cooperação mais permanente entre estes territórios. José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, e António Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, vêem neste compromisso uma mais-valia fundamental para um eixo tão importante no desenvolvimento económico, social e cultural da região centro e do país, realçando ainda o papel determinante da Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal neste processo”.

O projeto é financiado pelo Programa Operacional do CENTRO, representado um investimento total de 297 mil euros estando assegurado o cofinanciamento FEDER de 278. mil euros.

 

Fonte: Gazeta Rural