Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa duplicam receitas


As receitas próprias do Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa, no distrito da Guarda, duplicaram nos últimos dois anos, atingindo os 300 mil euros. A informação foi avançada pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
300 mil euros, foi quanto atingiram as receitas do Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa nos últimos dois anos e, desde o início de 2018, já foram visitados por cerca de 47 mil pessoas, prevendo-se chegar aos 50 mil visitantes, até ao final do ano.
“Para atingir estes resultados colocámos em prática um projeto de revitalização e dinamização do Museu e do Parque Arqueológico do Vale do Côa e estes equipamentos tornaram-se pontos essenciais para serem visitados, quer por portugueses, quer por estrangeiros”, frisou o governante Manuel Caldeira Cabral à agência Lusa.
“Aumentámos a promoção dos dois equipamentos e dinamizámos o Vale do Côa, nos últimos dois anos, através do Turismo de Portugal, como um ponto de interesse de uma estratégia concertada para colocar o território no mapa do turismo nacional e internacional”, vincou o ministro da Economia. Dessa estratégia, lembrou Manuel Caldeira Cabral, há factos como o alargamento dos horários de visita que passaram a ser contínuos, o que confere ao museu e ao parque uma nova dinâmica de oferta para chegar às pessoas. “Demos mais meios à Fundação Côa Parque para dinamizar os dois equipamentos arqueológicos, como as visitas às gravuras de canoa ou a melhorias das viaturas que estavam avariadas para se fazerem visitas aos núcleos de gravuras rupestres”, exemplificou. Outra das notas de destaque da visita ao Museu do Côa deixadas por Manuel Caldeira Cabral, foi valorização do Museu e Parque Arqueológico do Vale do Côa. “Quando aqui chegámos há dois anos, encontrámos um museu pouco promovido, pouco dinâmico e com muitas restrições financeiras. Durante estes dois anos, registámos grandes mudanças. Todas as modalidades incrementadas neste período começam a dar resultados”, acrescentou.