
Nelas: Feira do Vinho do Dão regressa para a sua 34a edição, a decorrer de 4 a 7 de setembro, numa verdadeira celebração do património vitivinícola, cultural e gastronómico do Dão
A 34a Feira do Vinho do Dão foi apresentada a 25 de julho, no Salão Nobre Paços do Concelho, com uma Conferência de Imprensa que deu a conhecer os pontos altos da programação cultural e novidades deste certame que recentemente foi premiado como Melhor Evento do Ano Regional, na sua edição de 2024, pela AMPV.
No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Nelas sublinhou a importância estratégica da Feira do Vinho do Dão enquanto evento que valoriza e enaltece a Região, bem como o trabalho e dedicação dos Produtores de Vinho, verdadeiros embaixadores da qualidade e autenticidade do Dão, destacando também o papel fundamental de todos os expositores, agentes económicos e turísticos ligados ao setor vitivinícola, que encontram neste certame uma oportunidade de promoção, contacto direto com o público e reforço das suas redes de negócio. Nas palavras do Presidente, “Uma Edição que promete ser a mais memorável, perpetuando a tradição e qualidade desta Feira que é a mais antiga do país realizada de forma interrupta, e que dá cartas em termos nacionais e internacionais.”
O Edil salientou ainda dois momentos que serão um marco importante para o Concelho e a Região. O primeiro, a Cerimónia Pública da Consignação da Obra e Início da Requalificação do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão (CEVD), a decorrer no dia 3 de setembro, e cuja importância se destaca pelo papel fundamental que o CEVD tem tido, na afirmação do vinho e Região do Dão. Para o Presidente da Câmara, “O CEVD é uma peça chave e estrutural para a continuação e desenvolvimentos dos nossos vinhos. Tem de voltar a ser o centro de excelência de investigação e experimentação, um polo de transferência de conhecimento aos produtores, enólogos e toda a fileira da vinha e do vinho.”
O segundo momento decorre no dia 4 de setembro, com a Apresentação do Museu do Vinho e de Artes de Santar com a Inauguração da 1a Fase, sendo que a 2a fase está prevista ser inaugurada ainda em outubro / novembro deste ano. Um espaço dotado de tecnologia avançada com recurso à inteligência artificial que se afirma como um importante polo cultural e turístico da região, dedicado à preservação e promoção do património vitivinícola e artístico, oferecendo aos visitantes uma experiência enriquecedora e única sobre a história e a identidade do Dão.
Entre as novidades deste ano, destaque para mais um importante passo na Internacionalização da Feira do Vinho do Dão com a presença de uma Comitiva da Região Basca Txacoli que no dia 4 de setembro, promove uma ação de promoção de vinhos do país basco, com um conjunto de Provas e apresentações que culminam no Jantar Vínico. “Esta permuta entre duas regiões e dois produtos de excelência é uma verdadeira aposta por parte do Município de Nelas de forma que o Dão chegue a outros compradores e novos segmentos de mercado”, sublinhou Joaquim Amaral.
O Presidente referiu ainda a qualidade da programação cultural desta edição, em que a música e o teatro assumem um papel de relevo, com atuações que cruzam tradição e modernidade, talento e nomes consagrados da cultura portuguesa, prometendo três dias que primam pela excelência e diversidade.
Assim, no dia 5 de setembro, a Feira acolhe o espetáculo único “Uma Família no Coração do Dão”, uma produção do encenador e dramaturgo Celso Cleto, que tem como protagonista principal Sofia Alves, numa narrativa que pretende explorar as raízes, os laços e os desafios de uma família profundamente ligada à terra e às tradições do Dão, refletindo a identidade, a cultura e a alma desta região tão rica e apaixonante. O after party está ao cargo do Fernando Alvim, conhecido locutor e apresentador de rádio e televisão português, que traz a sua irreverência e energia contagiante para uma noite que promete ser cheia de boa música e muita animação.
O dia 6 de setembro conta com dois grandes nomes do panorama artístico nacional: a reconhecida cantora e compositora portuguesa Carminho que traz as sonoridades do fado, música popular portuguesa, brasileira, bossa nova, jazz e pop ao Dão, seguida pelo DJ Wilson Honrado que promete uma after party inesquecível de festa ao som de grandes hits.
No dia 7 de setembro, António Zambujo, um dos maiores representantes da música portuguesa, encerra a 34a Feira do Vinho do Dão, com um concerto intimista e memorável que vai certamente cativar todos os presentes. Um momento de grande prestígio que encerra o certame com a dignidade e a qualidade que caracterizam este evento de referência na região.
Do programa apresentado, destaque ainda para o Concurso “Grande Prémio Eng. Alberto Vilhena”, com Direção Técnica do reconhecido Crítico de Vinhos, Luís Lopes, e que este ano volta a premiar a qualidade dos vinhos brancos, tintos, rosados e espumantes presentes nesta edição do certame. De referir também as Provas de Vinho comentadas por Enólogos conceituados, as Provas Rápidas e as Sessões de Showcooking e Harmonizações com Chefs convidados, momentos centrais da Feira que têm como objetivo valorizar os produtos locais e proporcionar experiências únicas de contacto direto com os sabores e saberes da região. Para os mais pequeninos, O Espaço Criança vai proporcionar momentos inesquecíveis com insufláveis, pinturas faciais, sessões de contos e vários passatempos divertidos, garantindo que os mais pequenos também tenham uma experiência memorável. O programa conta ainda com um conjunto de atividades lúdicas, desportivas, encontros e presença de Confrarias, visitas, animação de rua, folclore, mostra de produtos regionais [Queijo Serra da Estrela, enchidos, mel, entre outros] e artesanato, Espaço de Gastronomia e diversos workshops. Uma agenda completa que pode ser desfrutado e apreciado por todas as faixas etárias.
A 34a Feira do Vinho do Dão reafirma-se assim como um ponto de encontro entre produtores, visitantes, instituições e agentes económicos, promovendo o território e os vinhos de excelência que se produzem no Dão e apresentando-se como uma verdadeira montra de tradição e inovação do Concelho e da Região.
Junte-se a nós, venha brindar ao Dão e celebrar o melhor que a nossa região tem para oferecer!