Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Nelas: município sensibiliza para a violência doméstica com filme “DESAMOR”


O município de Nelas promoveu, na última semana, a apresentação do filme “DESAMOR” para sensibilização e prevenção da violência doméstica, no âmbito do Projeto da Promoção do Sucesso Educativo em Viseu Dão Lafões, e Agrupamentos de Escolas do concelho. 

A sessão, destinada aos alunos das Escolas Secundárias de Nelas e de Canas de Senhorim, contou com a participação de 153 estudantes. O filme, baseado em factos reais, é resultado de um projeto promovido pela “Pesqueiramiga – Associação de Solidariedade Social” de São João de Pesqueira.

Segundo a autarquia de Nelas, a sessão “sensibilizou todos os presentes pela forma inovadora de abordar a problemática da violência doméstica, narrando a história de diversas mulheres, de estratos sociais distintos, que sofrem de violência numa aldeia do interior”.

Além do filme, a iniciativa contou com uma conversa informal com o professor José Manuel Pureza, sobre a “Violência Doméstica/Violência no Namoro”, e sobre “a necessidade cada vez mais premente de consciencializar a sociedade, proteger as vítimas, prevenir a violência, denunciar os maus tratos e responsabilizar os agressores, garantindo, assim a segurança e o bem-estar de todos os indivíduos que vivem em ambiente familiar”.

“DESAMOR” resultou de um trabalho de quatro meses, envolvendo gentes e localidades do concelho,decorrente de uma candidatura ao Programa Cidadãos Ativ@s, no quadro do Active Citizens Fund, financiado pela Islândia, Noruega e Liechtenstein, no âmbito dos EEA Grants em Portugal e que teve, como entidade parceira formal, o NAVVD Viseu.

A guionista, Lara Morgado, teve como inspiração os testemunhos reais partilhados nos ateliers de escrita criativa. Os restantes elementos envolvidos foram voluntários locais.