Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Obra de requalificação de 250 mil euros torna Ecopista do Dão mais segura


A obra de requalificação, da responsabilidade do Município de Viseu, está concluída, abrangeu a totalidade do troço existente no concelho, entre o Tribunal (Avenida da Europa) e a Estação de Figueiró.  Foi inaugurada ontem no km 0.5.

Passaram 14 anos da inauguração do 1º troço da Ecopista do Dão, a 21 de abril de 2007, e o Município de Viseu veio inaugurar ontem nova intervenção.

As condições de segurança foram reforçadas ao longo do troço mais antigo que foi agora requalificado com uma série de obras, desde a repintura em slurry; a requalificação da sinalização horizontal e vertical de seis cruzamentos, considerados mais problemáticos; a sinalização de todos os cruzamentos da ecopista; a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais com reperfilamento de valetas e execução de valetas em betão; aplicações pontuais da vedação da Ecopista; o arranjo da vedação em madeira; a substituição de dissuasores e limpeza; a desmatação de taludes e a remoção de terras soltas.

Para Conceição Azevedo, “a Ecopista é uma das infraestruturas mais importantes e que representa bem uma dimensão do modelo de qualidade de vida que definimos para Viseu: o bem-estar, a vida saudável ao ar livre, a natureza, o exercício físico… Enfim, simboliza muito daquilo que nos faz a todos felizes”.

Apesar do projeto ter sofrido algumas correções e ajustes no seu decorrer, a obra está concluída e o prazo foi respeitado, de forma a “podermos disponibilizar uma infraestrutura requalificada para a prática de atividade física”, conclui Conceição Azevedo, atual Presidente do Município.

Como qualquer empreitada, esta requalificação também teve os seus constrangimentos. A falta de mão de obra e materiais, o preço elevado destes materiais e o período de férias de alguns empreiteiros, que coincidiu com o prazo de execução da obra.

João Paulo Gouveia, Vice Presidente do Município, remata dizendo que o projeto de ciclovias urbanas está em fase final e só está em falta o término das pinturas, fruto do contexto pandémico que atravessamos.

A gestão e manutenção deste equipamento está entregue à CIM Viseu Dão Lafões, também presente na inauguração, que, anualmente, protocola com os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

Margarida Almeida 

Marta Lourenço