Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Opinando: “Direitos das Pessoas com Deficiência … e talento” de Artur Narciso


A três de dezembro foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o objetivo desta sinalização é continuarmos a alertar e mobilizar a sociedade para a importância de se continuar a promover os direitos, a integração e o bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade, e a sua participação nos vários domínios: social, cultural, familiar, politico e profissional.

Mais do que se assinalar um dia, temos que assinalar diariamente que as integrações devem ser contínuas, a bem da própria sociedade. Apenas viveremos enquanto sociedade quando todos participarem de forma ativa e principalmente quando se criem condições reais para que todos os que estão na sociedade, incluindo os portadores de deficiência, participem, pois também eles possuem talentos que serão de enorme benefício para todos nós.

A história da nossa sociedade é recheada de claros exemplos de pessoas que apesarem das suas deficiências conseguiram dar em algumas áreas mais do que qualquer um de nós dará com a plenitude das suas capacidades. Helen Keller era surda e cega e no entanto foi autora, ativista e palestrante. Stephen Hawking, famoso físico teórico britânico com mais de 40 anos de carreira, era portador de uma doença neurológica chamada Esclerose Amiotrófica Lateral. Christy foi um pintor, poeta e escritor irlandês, que nasceu com uma severa paralisia cerebral que afetava os movimentos de quase todo o seu corpo, exceto o seu pé esquerdo, e ainda assim pintava e escrevia com os dedos dos pés. Uma das suas obras mais famosas é o livro My Left Foot, que acabou por originar um filme, com o mesmo nome, sobre a sua história de vida. O artista veio a casar-se e conquistou diversos feitos no mundo da arte, sendo então capaz de se autossustentar e sustentar a sua família com as suas diversas obras, superando-se constantemente. Muitos outros exemplos poderíamos dar de que pessoas com deficiência também possuem os seus talentos e são excecionais na sociedade.

Em Portugal são imensos e diários os casos de sucesso de pessoas que apesar das suas deficiências são extraordinariamente talentosas e com enormes capacidades, revelando-se inclusivamente um exemplo de resiliência e de atitude para todos nós. São casos de sucesso que nos inspiram, “jogam” contra todas as perspetivas e superam os desafios. Por outro lado e por forma a incentivar a integração de pessoas com deficiência temos, entre outras, a Lei n.º 4/2019 de 10 de Janeiro, que estabelece o seguinte:  “A presente lei estabelece um sistema de quotas de emprego para pessoas com deficiência, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, visando a sua contratação por entidades empregadoras do setor privado e organismos do setor público, não abrangidos pelo âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.”

A BLConsulting reconhece não só a importância da integração, mas também o facto de que as pessoas portadoras de Deficiência possuem talentos que são fulcrais na sociedade e como tal disponibiliza a marca BLIntegra, uma marca especialista em integração e inovação social constituída por uma equipa multidisciplinar de consultores, formadores, psicólogos, sociólogos, assistentes sociais e técnicos de reabilitação, que estimula e apoia a integração de pessoas com deficiência (PCD) no mercado laboral e a gestão da diversidade dentro da sua organização.

Mais do que se respeitarem as quotas impostas por lei, reconhecemos que a integração das pessoas com deficiência deve ser uma realidade e que as organizações devem compreender a multiculturalidade, respeitar a diversidade e promover a igualdade de oportunidades ,valorizando a diferença como uma fonte de criação de valor sustentável para o seu negócio, para as comunidades e territórios onde atuam.

 

Artur Narciso, BLConsulting