Opinião: A importância do marketing desportivo
“Hoje é Necessário correr mais rápido para se continuar no mesmo lugar “
Philip Kotler
A comunicação e o marketing desempenham um papel fundamental no mundo do desporto, e no futebol/futsal, em particular, destaca-se como uma modalidade que pode alavancar uma marca ou produto de maneira excepcional.
Na era do marketing 5.0, em que as novas tecnologias e a inteligência artificial desempenham um papel crucial, é essencial reconhecer que quem aposta no futebol já não se trata apenas de patrocinadores, mas sim de investidores que procuram forte impacto e retorno do investimento.
Os clubes de futebol devem entender que a comunicação e o marketing são ferramentas essenciais para que os investidores possam avaliar com dados concretos e fiáveis que seu investimento gera resultados.
O desporto, hoje, relaciona-se com os valores de bem-estar, mobilidade e sustentabilidade. Quando o futebol é apoiado por uma sólida estratégia de marketing e comunicação, pode causar uma tremenda evolução para uma marca ou produto ,colocando os mesmo no top dos consumidores .
Neste contexto, o futebol destaca-se como um desporto que vai além da competição e dos resultados nas provas. É uma realidade onde os investidores podem demonstrar o seu compromisso com questões importantes, promovendo valores ecológicos, saúde e mobilidade sustentável e resiliência na luta por objectivos .
Assim, a importância da comunicação e do marketing no desporto, e no Futebol/Futsal em particular, não pode ser dissociada do projecto global do clube , pois desempenha um papel fundamental na construção e expansão das marcas e produtos no mundo moderno.
Um ótimo Domingo
Paulo Menano