
Parabéns Associação de Futebol da Guarda
Realizou-se esta quarta-feira, dia 15 de junho, a festa de futebol distrital e a gala de celebração dos 82 anos da Associação de Futebol da Guarda, que marcou o encerramento da época desportiva 2021-2022.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, foi recebido na Câmara Municipal de Celorico da Beira, onde estavam presentes várias entidades, nomeadamente Carlos Ascensão, Presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, o presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço e o Vice-Presidente, Paulo Menano.
Recorde-se que a futura Academia de Futebol da Associação de Futebol da Guarda vai ser construída em Celorico da Beira, “um local dotado de uma localização geográfica privilegiada”.
Um projeto que surge de uma parceria entre a A.F. da Guarda e a Câmara Municipal de Celorico da Beira.
Amadeu Poço teceu algumas palavras sobre Carlos Ascensão e da facilidade que foi a decisão da construção da Academia em Celorico da Beira, uma vez que, o Presidente da Câmara de Celorico sempre foi uma pessoa “ligada ao desporto” e “foi mais fácil conviver com ele do que com outros autarcas do distrito”.
Afirma ainda que ” a consulta inicial, foi feita a todas as autarquias, de forma igual” e que a Câmara de Celorico da Beira foi a única que teve a “preocupação da cedência dos terrenos por um período de 25 anos”.
Refere que era importante ter um local em que as seleções pudessem treinar e que sempre desejou ter um espaço para a Associação de Futebol da Guarda.
Aproveitando a ocasião, Fernando Gomes relembrou que ” o desporto em Portugal, não seria o que é hoje se as autarquias não dessem um apoio às Associações e Federações”, desde os transportes aos contratos-programa.
São vários os projetos de Academias que estão em vista pelo País, nomeadamente em Castelo Branco, Guarda e Porto, estando já duas em funcionamento em Viseu e Aveiro.
Após a receção e convívio no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi feita uma visita às futuras instalações da Academia, que fica junto ao Estádio Municipal de Celorico da Beira.
Está previsto incluir bancadas, campo em relva sintética, campo de futebol de praia, quatro gabinetes de trabalho, quatro balneários para jogadores, dois balneário para árbitros, ginásio, sala de formação, gabinete médico, e ainda um pavilhão desportivo para futsal.
Estima-se que a obra rondará 1,5 milhões de Euros, sendo que 600 mil, serão comparticipados a fundo perdido pela Federação Portuguesa de Futebol. O valor restante, 900 mil euros, será assumido pela própria Associação de Futebol da Guarda e outras fontes de financiamento. Prevê-se que no início de 2023, numa primeira fase, estará concluído o campo sintético para as seleções treinarem.
O Presidente de Celorico da Beira marcou o início da cerimónia de aniversário da AF Guarda, que decorreu numa unidade hoteleira em Celorico da Beira, onde foram entregues placas e diplomas de certificação aos clubes classificados como entidades formadoras na época 2020/2021.
Amadeu Poço aproveitou a ocasião para dizer que este será o seu último mandato, mas que continuará a fazer tudo para melhorar o que esteja relacionado com a Associação de Futebol da Guarda.
“Parte daqui um grito de avanço do interior, do País, a favor do futebol total, aquele futebol que todos nós desejamos e que não passa só pelo futebol profissional.”
Relativamente à cedência do terreno para a Academia da AF Guarda, Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, afirma que “este país não teria o desporto que tem, sem o auxilio das autarquias, peças fundamentais do apoio às associações, peças fundamentais ao apoio da Federação Portuguesa de Futebol”.
Procedeu-se à entrega das placas e diplomas no futebol masculino, sendo o primeiro Clube a ser distinguido, o Guarda Unida, com três estrelas. Também com o mesmo número de estrelas, o Núcleo Desportivo Social e o Sporting Clube da Mêda. Com duas estrelas, a Associação Gaudella – Escola Desporto Gouveia o Centro Cultural Desportivo Recreativo Vila Cortês do Mondego, Seia Futebol Clube e o Sporting Clube do Sabugal.
No futebol feminino, com duas estrelas, o Seia Futebol Clube. No futsal masculino, com três estrelas, Grupo de Futsal do Sabugal, Escola de Desporto Carlos Franco, Sporting Clube do Sabugal e Grupo Desportivo do Sameiro.
Foram também distinguidos dirigentes, atletas e árbitros que se destacaram na última temporada.
Amadeu Poço, Presidente da Associação de Futebol da Guarda, fez um balanço muito positivo da época, que terminou “sem casos pendentes” e onde “se comprovou que ganharam os melhores, nos diversos campeonatos”.
Num dia tão especial para a Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço refere que a concretização do projeto que é a construção da Academia, “é um sonho que se torna realidade” e que não queria sair da Associação sem esta ter instalações próprias.
Apagadas as velas, terminou assim mais uma época com o sentimento de dever cumprido.
Na celebração estiveram os Autarcas do Distrito, Presidentes de Associações de todo o país, o Presidente do Concelho da FPF, Fontelas Gomes, o Presidente da Liga de Futebol, Pedro Proença e o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, entre outras individualidades.