Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Pelos Caminhos de Viseu Dão Lafões: Trilhos e Percursos Pedestres


Em Viseu Dão Lafões, há um mundo de paisagens diversas a desbravar que desafiam permanentemente o olhar do visitante: montanhas misteriosas e imponentes, encostas escarpadas verdejantes, rochas milenares que ditam o desenho de magníficos monumentos naturais, vales glaciares, num verdadeiro puzzle que se compõe de peças únicas, em perfeita sintonia.

Desafiamos os aventureiros e amantes da natureza com a sugestão de alguns percursos:

 

Trilhos de Gil Vicente- Mangualde

Distância- 5,77 Km

Duração- 1h30

Desnível Acumulado- +188m

Tipo de Percurso- Circular

 

Com início na Capela de Nª Srª do Pranto, a partir da qual se pode observar todo o território onde se desenvolve este percurso, segue em direção ao núcleo urbano de Guimarães de Tavares, onde se destacam a Capela de Sta. Marinha e a Quinta da Cerca. Sai da povoação, rumo a sul, por caminho antigo, entre muros, em ambiente de bela cenografia rural, observando-se extensos campos de vinha, olivais, pastos e hortas de subsistência.

Em Santo Amaro de Tavares passa pela Capela de Sto. Amaro e por mais uma Alminha. O retorno à Nª Srª do Pranto faz-se essencialmente por entre o mosaico agrícola destas povoações, um breve troço em área repleta de blocos graníticos, e uma subida final em área de pinhal.

 

Percurso Pedestre do Cambarinho- Vouzela

 

 

Distância- 2,18 km

Duração- 0h45

Desnível Acumulado- +60m

Tipo de Percurso- Circular

 

Este percurso localiza-se no coração da Reserva Botânica de Cambarinho, que faz parte da rede Natura 2000. É um trajeto muito interessante e de grande diversidade acompanhando parte da ribeira de Cambarinho onde se preserva um magnífico exemplar da nossa flora, localmente conhecido por loendro. A altura ideal para visita são os meses de maio e junho, quando esta espécie apresenta o auge da sua floração, representando um espetáculo de rara beleza.

 

Rota da Cabra e do Lobo- S. Pedro do Sul

 

Distância- 12 km

Duração- 5h10

Desnível Acumulado- +822m

Tipo de Percurso- Circular

 

Há caminhos que nos ficam na memória e a Rota da Cabra e do Lobo é um deles. Uma viagem que se transforma numa genuína imersão num mundo tão inimaginável quanto surpreendente. Tudo aqui se expressa de forma inesperada, com a brutalidade e a subtileza dos lugares míticos do imaginário greco-romano.

 

Rota do Gaia- Oliveira de Frades

 

Distância- 7,39 km

Duração- 2h20

Desnível Acumulado- +430m

Tipo de Percurso- Circular

 

Escondido por um frondoso e multicolor bosque ribeirinho, o curso do rio Gaia, que o percurso acompanha ao longo de cerca de 3km, transforma-se numa autêntica viagem de exploração por um mundo natural cada vez mais raro. No bosque que o envolve encontram-se algumas das mais preciosas espécies arbóreas do País; carvalhos, castanheiros, sobreiros ou loureiros.

 

Rota do Barrocal -Sátão

 

 

Distância- 14,01 km

Duração- 3h50

Desnível Acumulado- +208m

Tipo de Percurso- Circular

 

O granito e a fé são forças omnipresentes no território que este percurso se propõe a explorar, atravessando o tempo do Homem e dos fenómenos naturais. Em terras ocupadas há milénios, encontramos nos monumentos funerários megalíticos as primeiras lajes de granito moldadas por mãos humanas. O início longínquo de uma história que hoje continuamos a moldar.

 

 

Rota do Paiva- Vila Nova de Paiva

 

 

 

Distância- 9.89 km

Duração- 2h30

Desnível Acumulado- +95m

Tipo de Percurso- Circular

 

O percurso desenvolve-se pela avenida principal, acompanhado de ciclovia, até atingir a povoação de Alhais, onde faz o desvio à esquerda para visita à Igreja Paroquial e à pequena mas entusiasmante praça onde se encontra o cruzeiro e o espetacular Pelourinho de Alhais.

A jornada de acesso ao rio Paiva, que encontrará na praia fluvial da Azenha, faz-se atravessando a frondosa mata de carvalhos, pontuada aqui e ali pela presença de pinheiros e de giestas. Seguem-se cerca de 3.5 km ao longo do rio, quase sempre sob a sombra de uma espetacular e imaculada galeria ripícola, por caminhos de pé posto. Retorna à sede concelhia pelo Circuito de Manutenção.

 

Rota dos Rios e Levadas- Oliveira de Frades

 

Distância- 11km

Duração- 5h

Desnível Acumulado- +626m

Tipo de Percurso- Circular

 

Acompanha os cursos da riba da Lavandeira e do rio Gaia, no setor poente, e da riba dos Tombos, no setor nascente. A riba da Lavandeira é a primeira a surgir, envolvida por lameiros irrigados através de levadas talhadas pelas populações que destes solos férteis dependiam. Além de fonte de vida, tornou-se também importante artéria viária, tendo as gentes da região aproveitado as suas margens para construir um caminho que durante séculos serviu de serventia aos campos de cultivo e que, hoje, é calcado ao longo de parte deste percurso. A sua foz obriga a uma pausa na caminhada, precipitando-se de forma espetacular num penhasco e mergulhando aí no leito do rio Gaia, no qual segue viagem até às águas do Vouga, a norte.

 

Rota do Quartzo- Viseu

 

 

Distância- 6,426 km

Duração- 1h50

Desnível- +219m

Tipo de Percurso- Circular

 

O Monte de Santa Luzia, rico neste mineral, foi até 1986 palco de uma exploração de que resultou a cratera aproveitada para a instalação do Museu do Quartzo, ponto de partida para a caminhada.

Conjugando património religioso, histórico e cultural com geologia e paisagem, a Rota do Quartzo oferece pois uma viagem que une o tempo da Terra e o tempo do Homem e que tem o seu clímax quando se contemplam milhões de anos nos cristais de um imponente monólito quartzítico que não deixa ninguém indiferente.

 

Rota dos Laranjais- Tondela

 

 

Distância- 7,29 km

Duração- 2h45

Desnível Acumulado- +361m

Tipo de Percurso- Circular

 

A Rota dos Laranjais, leva-nos à descoberta de um pequeno mundo dentro do Caramulo. Dos coloridos laranjais aos soutos de imponentes castanheiros, dos carvalhais antigos à floresta relíquia que acompanha o pequeno, mas espetacular, curso do Rio de Castelões. E pelos caminhos, muitas são as construções deixadas pelo Homem, algumas aproveitando os recursos naturais, outras homenageando divindades.

 

Percurso de Santar- Nelas

 

 

Distância- 9,87 km

Duração- 3h15

Desnível Acumulado- +353m

Tipo de Percurso- Circular

 

Passa pela Igreja Matriz, pela Casa das Fidalgas e pela Casa do Soito até de novo se afastar da vila, rumo ao leito do rio Dão, entre propriedades dedicadas à vinha e mais adiante, já na encosta descendente, em área de pinhal. Recomenda-se atenção na passagem pela pedreira que antecede a chegada ao Dão.

Acompanha o Dão embrenhado na sua frondosa galeria ripícola até à ponte da EN231, onde flete à direita para de novo subir a encosta, mas agora através de uma antiga calçada de origem romana. Antes do retorno a Santar, um pequeno desvio mostra-lhe uma Lagareta Medieval.

 

Caminhos do Bom Sucesso- Mangualde

 

 

Distância- 11,10 km

Duração- 3h45

Desnível Acumulado- +425m

Tipo de Percurso- Circular

 

O Monte da Senhora do Bom Sucesso é a sentinela que nos vigia em grande parte do traçado deste percurso. Do alto dos seus 765 m, ponto mais alto do Concelho de Mangualde, avistam-se deslumbrantes paisagens que se estendem por toda a Beira Alta, Beira Baixa, Alto Douro, Trás-os-Montes e até além-fronteira, à espanhola Serra de Gata.