Penalva do Castelo prestou homenagem à Maçã Bravo de Esmolfe
A XXIII Feira da Maçã Bravo de Esmolfe, em Penalva do Castelo, decorreu este domingo no Centro de Exposições de Produtos DOC, no largo de santo Ildefonso, em Esmolfe e contou com a presença de Rosa Monteiro, secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade.
O evento, um dos mais importantes na economia daquele concelho, resulta de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, da Junta de Freguesia de Esmolfe, e conta com o apoio da FELBA – Promoção das Frutas e Legumes da Beira Alta.
O certame teve início pelas 9horas, no largo de santo Ildefonso, em Esmolfe, com a celebração da missa campal, à qual se seguiu a abertura da feira, com a maçã a ser o centro das atenções. Por volta das 15h00, teve início a segunda edição do IV concurso “Delícia de Maçã Bravo de Esmolfe”. Para finalizar a festa a animação fiocu a cargo do grupo Artur & Márcia e seu trio.
Ao longo do dia, estiveram patentes diversas exposições, venda de produtos e artesanato local, em que a trilogia de excelência, Queijo Serra da Estrela, Vinho “Dão de Penalva do Castelo” e Maçã Bravo de Esmolfe se destaca.
Rosa Monteiro, secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, Adelina Martins, diretora regional da Agricultura, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e Francisco Carvalho, presidente da autarquia de Penalva do Castelo, foram algumas das individualidades presentes no certame.