Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Portugal abre qualificação com goleada na estreia de Martínez


O clima era de expetativa, mas a promessa na estreia de Roberto Martínez pela Seleção Nacional era de um jogo dominante, agressivo e organizado, frente a uma frágil Seleção do Liechtenstein. No jogo, a premissa concretizou-se com uma tranquila vitória de Portugal, por 4-0, para a alegria de um José de Alvalade cheio, numa partida onde o viseense João Félix foi titular.

 

Nada mais que um treino oficial

Sentido único. Foi este o mote no início da partida, com Portugal a conseguir inaugurar o marcador logo aos 8’. Cancelo apanhou bem a bola após um ressalto, e num remate bem colocado desfeiteou o guardião Benjamin Büchel, que acabou por ser traído após a bola ainda bater num colega de equipa.

Aos 20’ não havia dúvidas que João Félix apresentou-se neste jogo bastante solto no ataque luso, a ser o jogador mais desequilibrador da Seleção, nos primeiros minutos. A meio da primeira parte, Rui Patrício só tinha tocado na bola por três vezes, e a passe dos seus colegas de equipa. Nesta altura, Portugal dominava a belo prazer e o placar ainda não tinha sido ampliado apenas por algum desacerto no momento do último passe e finalização.

Os jogadores portugueses praticavam muitos remates fora da área e este encontro, a certa altura, lembrava um treino de ataque organizacional. Muito circularam a bola os jogadores nacionais, perante um Liechtenstein todo envolvido no seu processo defensivo. Rapidamente o intervalo chegou no José de Alvalade, com um jogo perfeitamente tranquilo por parte da Equipa das Quinas.

 

No ganhar é que está o controlo

A eficácia que faltava na primeira parte aconteceu no início do tempo complementar. Primeiros cinco minutos de jogo, e dois golos para a Seleção Nacional. Aos 47’, Bernardo Silva após assistência de Cancelo atirou de esquerda para o fundo das redes adversárias. Aos 49’, o mesmo Cancelo ganhou uma grande penalidade, que aos 50’, foi convertida com sucesso por Cristiano Ronaldo, que hoje bateu o record de jogador com mais internacionalizações de sempre por Seleções.

Apesar dessa entrada veloz, Portugal começou a controlar o jogo mais calmamente, e foi através de um livre que o 4-0 apareceu. Uma bomba autêntica de Ronaldo aos 63’, sem hipóteses de defesa para o guardião liechtensteiniano. Pouco antes, o capitão da Seleção já tinha atirado para o fundo da baliza visitante, para o mesmo foi apanhado em fora de jogo.

Portugal até final não baixou os braços e continuou a pressionar a seleção visitante. Apesar do assédio junto da baliza de Büchel, mais nenhum golo foi marcado até final da partida.

Com a vitória, a Seleção Nacional assume a liderança do grupo J de qualificação para o Euro2024, a par da Bósnia-Herzegóvina. Dia 26 Portugal desloca-se até ao Grão Ducado, para enfrentar o Luxemburgo.

Por seu lado, após a derrota, o Liechtenstein partilha a última posição do grupo com a Islândia, e na próxima ronda vai defrontar em casa precisamente os islandeses.

Por Bianca Leão

Fotografia: Gerardo Santos / Global Imagens