Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Portugal Bicampeão da Europa em Futsal


Portugal fez a festa e revalidou o título de campeão da Europa.

A equipa lusa começou a perder mas Anton Sokolov abriu a contagem aos 10 minutos, conseguindo virar-se e livrar-se da marcação de Pany Varela para marcar. Jorge Braz pediu pausa técnica para corrigir ações e, logo a seguir, Portugal voltou a sofrer. Andrei Afanasyev viu-se sem oposição até à baliza de André Sousa e não hesitou em atirar para fazer o 2-0.

A seleção lusa ia jogando melhor quando Zicky entrava na quadra, mas foi graças a outro atleta do Sporting que a desvantagem foi reduzida. Numa bola parada de Afonso Jesus, a bola chega a Tomás Paçó que, em zona perigosa, atirou rasteiro à baliza de Putilov.

O intervalo surgiu logo a seguir e a partida ainda estava em aberto, como se quer que seja uma final. E foi isso mesmo que aconteceu. Apesar do perigo constante que a Rússia foi criando ao rondar a baliza de André Sousa, foi Portugal que teve as oportunidades de ouro. Aos 27 minutos, André Coelho rematou forte numa bola parada. Putilov ainda lhe tocou antes de entrar e a equipa lusa ganhava outro semblante. Ao minuto 32, o Ziggo Dome foi à loucura. A grande moldura portuguesa celebrou a remontada. Novo golo de André Coelho, depois de uma jogada de qualidade de Portugal, e tudo virou ao contrário.

Até ao final, a Rússia foi sufocando, tentando a todo o custo restabelecer o empate, mas a equipa lusa fechou-se muito bem. Erick, André Coelho, Afonso Jesus e Fábio Cecílio deram o corpo às jogadas por inúmeras vezes. Quando a Rússia arriscou tudo, Portugal fechou o resultado em 4-2 por Pany Varela com a baliza aberta.