Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Praia do Açude Pinto, em Oleiros, exibe bandeiras de qualidade


A Praia Açude Pinto, em Oleiros, volta a exibir, neste verão, três bandeiras que atestam a qualidade do espaço em termos ambientais, técnicos e com condições de acesso para cidadãos de mobilidade reduzida.

A Bandeira Azul e a bandeira “Praia Acessível, Praia para todos” voltaram a ser atribuídas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este espaço de lazer em Oleiros faz um aproveitamento exemplar da ribeira e das suas margens, com muitas sombras, relva e duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda, zona de solário, parque de merendas, bar e esplanada.

A APA realizou uma vistoria técnica às instalações da Açude Pinto esta semana. Leonor Freitas, técnica daquele organismo, explica que foi analisado o cumprimento de várias normas do programa “Praia Acessível, Praia para todos” como “a dimensão das portas, as instalações sanitárias, as rampas, entre outros aspetos”. Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, a nota positiva atribuída pela APA “não surpreende” graças “ao trabalho muito próximo que os técnicos do Município fazem junto destes espaços. Temos procurado melhorar, de ano para ano, a qualidade das nossas praias. Este é o segundo ano consecutivo que recebemos a Bandeira Azul, o que é não só fruto da manutenção das condições de qualidade como da sua melhoria”. Por exemplo, continua, “foi colocado um suporte de cinzeiros e reabilitadas as coberturas dos edifícios de apoio”. Miguel Marques completa que a Praia Fluvial Açude Pinto vai receber novos contentores para a separação seletiva que contemplam o depósito de biorresíduos.

A Praia Fluvial de Açude Pinto exibe também a bandeira de Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus também às praias fluviais de Cambas e Álvaro.