Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Projeto Erasmus + Fireshepherds no Fundão


O Fundão recebeu o projeto Erasmus + Fireshepherds e que integra parceiros de vários parceiros europeus provenientes de Espanha, Portugal, França e Alemanha.

Entre as entidades portuguesas contam-se o Instituto Politécnico de Coimbra e a ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela, num projeto coordenado Fundação Pau Costa (sediada na Catalunha), que combina o silvopastoralismo com a gestão de incêndios florestais, que teve início desde novembro de 2018 e que será dado por concluído em dezembro de 2021.

O principal objetivo do projeto Fireshepherds tem sido melhorar a profissionalização da pastorícia através da aquisição de certas aptidões e competências em relação à gestão de rebanhos num contexto de risco de incêndios florestais e de alterações da paisagem.

Esta iniciativa surgiu, tal como explica Pedro Bingre Amaral, como resposta “à alarmante diminuição da prática da silvopastorícia verificada nas últimas décadas, agravada pela falta de divulgação das melhores práticas da criação extensiva de ovinos e caprinos no maneio do coberto vegetal inflamável dos espaços rústicos”.

Outra preocupação a motivar este projeto foi a busca de soluções para problemas que os pastores enfrentam diariamente a níveis logísticos e administrativos, como a baixa rentabilidade, o acesso à terra, e a difícil comercialização dos produtos.

Como resultado destes desafios, FireShepherds tem concebido uma série de formações para melhorar as competências dos pastores tanto ao gerirem a exploração extensiva como a prevenirem os incêndios florestais, bem como criar uma rede de transferência de conhecimento a nível internacional através de experiências reais.