
Quatro dias de arte, música e valorização do património natural em Fornos de Algodres
Durante quatro dias, de 21 a 24 de julho, a Praia Fluvial da Ponte de Juncais, em Fornos de Algodres, foi palco do reconhecido Festival da Biodiversidade, uma aposta diferenciadora em que se investe no património natural.
Este ano deu-se especial enfoque ao “Os Sons da Estrela”, espetáculo produzido por participantes de Fornos de Algodres, no âmbito do Festival Cultural da Serra da Estrela, da Rede Cultural da CIMBSE; a atuação de Fernando Rocha, o espetáculo de Marco Rodrigues e da banda The Heels e a Comemoração do Dia Internacional dos Avós.
No último dia do festival, que decorreu ontem, dia 24 de julho, e integrado nas comemorações do Dia Internacional dos avós e organizado pelo Clds4g – Servir Fornos de Algodres, foram desenvolvidas várias atividades para os avós e os netos ao longo do dia, como aulas de zumba, modelagem de balões, postais feitos pelas crianças e entregues aos avós, pinturas faciais, insufláveis.
A animação ficou a cargo da dinâmica banda Khaganiço Orchestra que proporcionou um espetáculo interativo e animado, ao qual ninguém ficou indiferente, destacando-se não só através da vertente musical mas também pela vertente artística, aliando a música ao espetáculo visual
O conhecido Mercadinho da Terra esteve presente no evento com expositores a promover os produtos endógenos da região e produtos artesanais.
Dias de muita animação e mergulhos, aliados às altas temperaturas que se fizeram sentir, mas também de sensibilização por parte da GNR.
Numa atividade chamada “GNR por um dia”, o Comando Territorial da Guarda alertou os idosos para a segurança em casa, “não abrirem a porta a desconhecidos, terem cuidado com telefonemas” para não serem alvo de burlas e estarem em alerta. Na semana passada, a GNR tinha já feito uma ação de sensibilização com as crianças e os pais sobre os afogamentos, refere Carlos Batista, Guarda-Principal.
As celebrações do “Fornos de Algodres Biodiversity Festival”, organizado pelo Município de Fornos de Algodres com o apoio do Clds4g – Servir Fornos de Algodres encerraram com a atuação do Grupo Coral Sénior de Fornos de Algodres “Mondego Voces”.