Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Que benefícios podemos ter com as águas termais? Reduzir o Stress é um deles


As termas já existem há muitos anos, no entanto têm vindo a ganhar cada vez mais destaque, não só pelo interesse crescente por técnicas mais suaves, naturais e relaxantes mas também porque são excelentes locais de descanso e lazer.

Cada vez mais se utilizam as terapias termais como ação preventiva ou complementar de outros tratamentos, podendo, inclusivamente, resolver algumas situações patológicas.

Que benefícios podemos ter com as águas termais?

Todas as águas termais melhoram o estado geral de quem as utiliza, mas são específicas para determinadas doenças. Existem balneários termais que:

 

Melhoram as dores articulares;

Reduzem as dores musculares;

Tratam doenças de pele;

Melhoram doenças respiratórias como a asma e rinites;

Reduzem as pedras nos rins;

Tratam problemas digestivos;

Ajudam nas crises de gota;

Melhoram a circulação sanguínea;

Melhoram doenças metabólicas como a diabetes;

Reduzem o stress.

 

Deixamos algumas sugestões de termas em Viseu Dão Lafões:

 

Caldas da Cavaca- Aguiar da Beira

GPS: 40.77368; -7.580953

 

A nascente da Cavaca situa-se numa quinta, no vale do rio Coja, afluente do Dão. As instalações estão distribuídas por um conjunto de edifícios, dispondo de um balneário, uma pensão e casas térreas de aluguer. Estas águas medicinais são recomendadas para o tratamento de doenças do aparelho respiratório, digestivo, reumáticas e musculoesqueléticas.

 

Termas do Carvalhal- Castro Daire

GPS: 40.852167, -7.935607

 

As Termas do Carvalhal situam-se a cerca de 500 metros de altitude em plena Beira Alta, distrito de Viseu, concelho de Castro Daire.

Alia o Termalismo ao mundo rural, ao campo, à natureza, às tradições seculares e à gastronomia castrense.

A paisagem de fundo une a Serra de Montemuro ao Rio Paiva, cenário memorável onde as novas experiências acontecem no ritmo próprio e exclusivo que só a natureza pode oferecer.

 

Caldas da Felgueira – Termas & Spa- Nelas

GPS: 40.852167, -7.935607

Bem no centro do Planalto Beirão, com a Serra da Estrela a nascente e a Serra do Caramulo a poente, na margem direita do Mondego, as Caldas da Felgueira têm sido uma das grandes referências nacionais do termalismo nas últimas décadas.

A utilização da água mineral das Caldas da Felgueira, remonta ao sec. XIX, sendo indicada para o tratamento de doenças do foro Respiratório, como asma, bronquite, rinite e sinusite, do foro Músculo-Esquelético, como a osteoartrose e a reabilitação articular e muscular, e Dermatológico, como as dermatites e eczemas.

 

Termas de Sangemil- Tondela

GPS: 40.526354, -7.967277

 

 

As Termas de Sangemil, localizam-se na freguesia de Lajeosa do Dão, junto à margem do rio Dão, no Concelho de Tondela, Distrito de Viseu.

As características das suas águas têm levado à sua utilização com fins terapêuticos desde o século XVIII, com uma exploração não regulamentada nem concessionada, mas realizada por algumas pensões e alojamentos familiares.

 

Termas Sulfurosas de Alcafache- Viseu

GPS: 40.614783, -7.871728

As Termas de Alcafache são uma tranquila e aprazível estância de tratamento, lazer e repouso, com um clima ameno e ficam bem no centro da Beira Alta, no belo cenário do vale do rio Dão.

As Termas de Alcafache são um pequeno paraíso protegido da poluição e do stress das cidades num ambiente 100% ecológico onde nos mais de 20.000 m2, o corpo e o espírito aqui repousam e recuperam a forma na sombra tranquila dos extensos pinhais que embelezam esta jóia Termal do concelho de Viseu.

 

Centro Termal de São Pedro do Sul

GPS: 40.739673, -8.091242

 

As Termas de S. Pedro do Sul contam já com inúmeros casos de sucesso e onde o regresso anual dos aquistas é uma realidade conseguida. São também as maiores termas a nível nacional e estão entre as maiores e melhores da Europa.

Estas águas medicinais são aconselhadas por vários médicos conceituados, que recomendam o tratamento termal ao invés do recurso ao consumo de medicamentos. A razão é, para além da melhoria significativa da mobilidade e diminuição de dores, a conquista da autonomia e autoconfiança dos doentes e a diminuição do consumo de produtos químicos. A opção por um tratamento não agressivo, preventivo e sem efeitos secundários como a cura termal, levará a uma melhoria significativa da qualidade de vida.

 

 

O tratamento termal pode fazer-se em qualquer altura do ano. Nas termas é possível fazer tratamentos de banhos, jatos de água e massagens, dentro e fora de água. É comum a utilização de lodos e argilas, e terapêuticas adicionais como sais, sauna e banho turco.