QUINTA DAS COURELAS EM FORNOS DE ALGODRES
Fazer turismo rural é reencontrar-se com a natureza, é poder olhar para a vastidão dos campos, poder andar em plena liberdade, ver o nascer do sol sobre uma montanha; é admirá-lo pôr-se por outra, voltar a ouvir o marulhar das águas mansas dum rio, poder andar sem o medo de ser atropelado, ver os animais em seu “habitat” natural, poder andar a cavalo sem ser num picadeiro, sentir o verde dos campos, caçar onde há caça, pescar onde há peixe, poder dar expansão aos anseios artísticos em ambiente natural, poder sonhar, desligar-se dos problemas quotidianos, poder, enfim, não fazer nada, se nos apetece.
Quem está na Quinta das Courelas pode admirar o aspeto de todo o território com montes agrestes e vales profundos.” São vastos e luminosos os horizontes, elegantes e recortados os cabeços dos outeiros, deslumbrantes de harmonia e luz as paisagens, ressaltando, entre a riqueza da vegetação, o verde-claro das vinhas, o verde acinzentado dos olivais, o verde-escuro dos pinheiros, a contrastar com as tonalidades brandas dos prados esmaltados de flores e das campinas cobertas de searas louras”.
A Quinta das Courelas tem neste momento duas vertentes importantíssimas a funcionar, Desporto e Turismo estão pois de mãos dadas neste complexo turístico desportivo em meio rural.
A vertente do desporto está a ser dinamizada pela Adventurmark dando vida ao campo de ténis, piscinas, campo de volei de praia, campo de jogos, desporto de aventura e um ginásio.
A vertente turística tem a Cookemotions como empresa gestora da parte gastronómica e tem nos prazeres e sabores únicos, a gastronomia da Serra da Estrela guardando as antigas tradições culinárias que não se limitam ao tão
afamado queijo da serra. Contudo, em Fornos de Algodres as mais altas honras são prestadas a esse grande fidalgo da mesa portuguesa, pelo o que também o podemos encontrar na Quinta das Courelas. Outras especialidades merecem a apreciação: a morcela de Fornos, a farinheira; as chouriças e o presunto, acompanhadas com o pão de fabrico caseiro e bom vinho do Dão, para alem de outras iguarias afamadas.
Convidamo-los a vir conhecer a Quinta das Courelas.
Abrigo das Courelas
A origem da Quinta das Courelas esteve relacionada com um apoio que pretendia prestar aos alunos da C+S, pois não havia nenhum sítio onde se pudessem divertir.
Assim, começou a funcionar com um bar que abriu a público no dia 6 de Fevereiro de 1993. Mas não se ficou por aí e depois de uma reconstrução, alguns espaços foram reaproveitados. Foi recuperado o forno e, passados sensivelmente nove meses tínhamos o restaurante pronto: O Abrigo das Courelas. A visita de José Quitério da Revista Expresso mudou a vida do restaurante. Sem se identificar, José Quitério fez uma refeição no restaurante e dedicou uma página da revista à Quinta das Courelas que foi ainda considerada pelo mesmo analista como um dos 100
melhores restaurantes do país, na época.
Quem está na Quinta das Courelas pode admirar o aspeto de todo o território com montes agrestes e vales profundos. “São vastos e luminosos os horizontes, elegantes e recortados os cabeços dos outeiros, deslumbrantes de harmonia e luz as paisagens ressaltando, entre a riqueza da vegetação, o verde-claro dos vinhais,
o verde acinzentado dos olivais, o verde-escuro dos pinheiros, a contrastar com as tonalidades brandas dos prados esmaltados de flores e das campinas cobertas de searas louras”.
Taska Serrana
O Restaurante TASKA SERRANA, na Quinta das Courelas em Fornos de Algodres foi inaugurado a 23 de maio de 2004.
Numa procura constante em oferecer aos seus clientes e amigos um serviço mais alargado e um espaço mais amplo, nos fins de 2003 iniciaram as obras do que viria a ser a TASKA SERRANA.
Destinada a um serviço específico de refeições económicas a TASKA SERRANA tem diariamente, sopa e dois pratos à escolha para satisfação dos seus clientes.
Pipas Tertúlia Taberna
Situada numa zona de microclima, reveste-se de características singulares para o descanso e o convívio saudáveis. Em plena área de Fornos de Algodres, a Quinta das Courelas é um local propício ao encontro com a natureza, olhar os campos até ao horizonte serrano e assistir ao nascer e pôr do Sol num ambiente fascinante, onde a comodidade e o bem estar podem ser aproveitados para a realização de eventos culturais e recreativos.
A Serra da Estrela é, já por si, uma região privilegiada e os seus encantos naturais ficaram mais realçados e aprazíveis com a instalação deste empreendimento, que proporciona um vasto leque de opções, desde a esplanada panorâmica, ao parque infantil, até ao campo de ténis e um restaurante com a variedade gastronómica da região, tudo envolvido por arvoredo verdejante e relvado.
A origem da Quinta das Courelas esteve relacionada com um apoio que pretendia prestar aos alunos da C+S, pois não havia nenhum sítio onde se pudessem divertir.
Assim, começou a funcionar com um bar que abriu a público no dia 6 de fevereiro de 1993.
O nome, agora adotado, é o de Pipas Tertúlia Taberna. Pipas porque era desta maneira que o bar era conhecido, devido ao facto do seu mobiliário ser todo em pipas, atualmente ainda existem alguns exemplares. Tertúlia porque pretende-se dar vida com tertúlias de diversos temas, trazendo vários convidados para debate de ideias e criar assim um novo conceito de espaço. Pretende-se que este espaço tenha uma identidade com a finalidade das tabernas antigas, que serviam de local de convívio, confraternização entre amigos e onde também se debatiam temas políticos, desportivos e culturais. Pretende-se com este conceito diferente, de espaço de emoções, que os nossos clientes e amigos possam desfrutar de algo diferente.
Courelas Park
Campo de ténis, piscinas, parque Infantil, campo de volei de praia, campo de jogo, espaço para a pratica de Paintball e centro de BTT, um amplo espaço para a realização de eventos culturais e recreativos e uma deslumbrante vista paisagística da Serra da Estrela são apenas algumas das propostas que o Courelas Park Country Club tem para oferecer ao visitante naquele que se espera venha a ser um dos mais importantes complexos de Turismo e desporto de aventura em espaço rural da região.