Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Restaurante “O Cantinho do Tito”, em Viseu


O Cantinho do Tito, tal como o nome indica é um cantinho localizado em Abraveses, mas desengane-se se acha que passa despercebido. Ao longo dos anos ganhou o seu reconhecimento e prestígio.

É conhecido pela sua comida tradicional portuguesa e por esta ser servida em boas doses, não tivesse o povo português “boa boca”.

Mas um restaurante não é só feito pelos pratos confecionados, as pessoas que lá trabalham têm uma história para contar.

Os proprietários do restaurante, António Augusto Neto e Arminda Amaral cresceram na mesma aldeia, foi lá que aprenderam do que é feita a boa comida, a trabalhar nas terras e estando em contacto com o mundo da agricultura.

A história destes dois proprietários no mundo da restauração começou num outro restaurante bem-conceituado em Viseu, “Santa Luzia”, um negócio familiar onde trabalhavam quatro de seis irmãos com as suas respetivas esposas/os.

Mas a vida levou-os por outros caminhos e, embora receosos lá decidiram abrir o seu próprio negócio que começou por ser um café onde apenas trabalhavam os dois. Foi de um pequeno café que surgiu um restaurante onde agora trabalham cinco pessoas, estando aberto há 17 anos.

Arminda, mais conhecida por “Mimi” é a cozinheira do restaurante, aprendeu com a sua avó os sabores e saberes da comida tradicional portuguesa, aquela comida que nos aconchega e temos vontade de repetir, bem apurada, cheia de sabor.

Essa comida é servida pelo António Augusto Neto ou “Tito”, num atendimento considerado personalizado. Tito é descrito como bem-disposto, bom contador de histórias e piadas que proporcionam uma passagem inesquecível a quem vai comer ao restaurante.

Também a filha do Tito, Ana Rita, segue as suas pisadas no mundo da restauração com o talento e simpatia que lhe é inerente. O Senhor Álvaro já é da casa e faz as delícias dos clientes e das crianças com a sua boa disposição e brincadeiras.

Na cozinha com a “Mimi” está a Dona Luísa, que ajuda na confeção dos pratos que enchem a barriga dos clientes e deixa um aconchego a quem desfruta da refeição.

Neste restaurante encontra peixe tão fresco como o que come à beira-mar e carne que se desfaz na boca.

Nas entradas pode esperar o belo do presunto, queijo fresco, orelha de porco com molho avinagrado, alheira e o tomate com orégãos.

Da cozinha do Restaurante “O Cantinho do Tito” apenas sai o mais típico e tradicional, com confeções exemplares, destacando-se o Arroz de Costelas em Vinha d’alhos, Arroz de Galo de Cabidela, Massada de Tamboril e os Filetes com migas. A colocação do babete é um dos momentos altos da refeição.

Para os mais tradicionais também há Mão de Vaca, Massa à lavrador, dobrada e favas guisadas com carne.

Em altura própria os míscaros ganham protagonismo, seja com perdiz estufada, no arroz de galo ou com carne de porco.

E para acompanhar estes deliciosos pratos, têm uma oferta interminável de vinhos, para todos os gostos.

Para a sobremesa aconselham a deliciosa tarte de amêndoa, a mousse de chocolate e o leite de creme caseiros e a trancinha que acompanha com o café. O requeijão com doce de abóbora também é muito apreciado.

Para além de toda esta oferta, no exterior encontra ainda um espaço onde pode privar, aconselhável para almoços ou jantares de grupo.

Diversidade de pratos e simpatia é algo que não falta neste Cantinho, adorado por tantos.