Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Reviravolta na Trofa deixa Desportivo de Tondela a salvo na Segunda Liga


Com uma vitória o Tondela praticamente selava a manutenção. Com uma derrota o Trofense via fugir ainda mais a B-SAD, que de manhã empatou a uma bola perante o Académico. No Complexo Clube Desportivo de Trofense, a formação da casa dominou toda a primeira parte, adiantando-se no marcador, mas um Tondela renascido no segundo tempo acabou por garantir a vitória.

 

Na amorfia da Trofa, foi na primeira sequência de perigo que nasceu o golo

O sentido era claro. O Trofense começou a partida a precisar de pontos, e a baliza de Niasse era o claro objetivo, apesar de aos 10’ ainda nenhum remate com clara intenção na partida ter sido efetuado. A equipa encarnada dominava a partida a seu belo prazer, visto que o Tondela nas suas incursões não conseguia ligar o seu jogo.

Pisava a partida o meio termo da primeira parte, com os homens da Trofa a conseguirem um total de 65% de posse de bola. Apesar de estar por cima, o Trofense não criava perigo e os auriverdes estavam completamente ausentes do jogo. Todo o primeiro tempo estava a ser bastante pobre, a um ritmo lento, apesar de com uma pauta bem definida.

A primeira grande ocasião do encontro foi ao minuto 42’, quando num remate de primeira de Andrezinho, ainda fora da grande área, Niasse respondeu com uma grande defesa. No lance seguinte chegou o golo. Canto batido na esquerda pelo mesmo Andrezinho e Mozino de cabeça colocou o Trofense na frente do marcador. Pouco depois o árbitro apitou para o intervalo, com a nota do Tondela não ter efetuado nenhum remate no primeiro tempo.

 

Esta vitória é de mister

Insatisfeito com a atitude da sua equipa, Tozé Marreco abriu a segunda parte com uma substituição, trocando o defesa Manu Hernando pelo avançado de 19 anos, Cuba. Aos 50’ Bebeto atirou de cabeça à figura do guardião da Trofa, na melhor ocasião dos tondelenses no encontro até então.

Na resposta Okitokandjo poderia ter ampliado a vantagem, mas após fintar Niasse e já com pouco ângulo, o ponta de lança atirou por cima. Aos 62’ a igualdade chegou. O entrado ao intervalo Cuba trabalhou bem na direita, cruzando rasteiro para Daniel dos Anjos, que num remate meio cruzado atirou para o golo. Aos 65’ a reviravolta poderia ter acontecido, mas Miguel Santos defendeu o remate de Cuba. Os beirões neste tempo complementar a mostravam completamente outra cara.

Se não foi aos 65’, foi três minutos depois! Cuba numa boa jogada individual a servir Telmo Arcanjo, que atirou forte e rasteiro para o segundo golo tondelense. Reviravolta no marcador com o dedo de mestre de Tozé Marreco.

A formação da casa ainda tentou responder ao golo, buscando pelo menos um ponto no encontro, mas tal não se sucedeu e o Desportivo beirão viaja para de volta para Tondela com os três pontos na bagagem.

Com a vitória os auriverdes sobem à 9ª posição da tabela, com 36 pontos, garantindo praticamente a manutenção. No próximo fim de semana o Tondela recebe no João Cardoso a equipa do Vilafranquense.

O Trofense continua na antepenúltima  da Segunda Liga, com 23 pontos, a quatro da B-SAD que ocupa lugar de play-off de manutenção. A próxima partida da formação encarnada vai ser no Seixal, frente ao Benfica B.

Por Bianca Leão