Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Santa Comba Dão: “ANIMAS” a aplicação que notifica a mortalidade de animais selvagens

Aplicação de notificação Imediata de mortalidade de animais selvagens. A ANIMAS é uma aplicação que serve para o registo e notificação de animais selvagens encontrados mortos, que pode ser utilizada por qualquer pessoa.

Através da ANIMAS (disponível na ligação https://animas.icnf.pt) pode notificar a morte de espécies selvagens de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Neste contexto, chamam especial atenção para a notificação de Aves selvagens e javalis mortos.

Face ao registo em países europeu da Peste Suína Africana (PSA), reforçamos a necessidade de serem adotadas medidas preventivas de forma a evitar a introdução do vírus em território nacional. Além da notificação de animais mortos – através da ANIMAS – apela-se ao reforço da biossegurança nas explorações, transportes, atividade cinegética, bem como a vigilância passiva através da notificação da suspeita e ocorrência de PSA.

Também no caso da Gripe Aviária, e tendo em conta o aparecimento de focos de infeção do vírus de Gripe Aviária de Alta Patogenicidade H5N1 em Portugal nas últimas semanas, a DGAV apela a todos os detentores de aves que cumpram com rigor as medidas de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, que permitam evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens.

Com que dados se notifica no ANIMAS?

Uma fotografia do cadáver, nas coordenadas geográficas do local onde se encontra e o preenchimento dos campos respetivos.