Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

São 11 finalistas os finalistas no concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro


Promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra, o concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro conta com 11 finalistas. As candidaturas apresentadas foram promovidas por 200 entidades, sendo que os promotores das candidaturas estão localizados em 63 dos 100 municípios da região Centro. Por sub-região, a Beiras e Serra da Estrela apresentou 25 candidaturas.

Os projetos vencedores serão revelados no 7º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, que se realiza no dia 20 de novembro de 2019, em Coimbra. Este concurso tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovam o envelhecimento ativo e saudável na Região Centro.
Foram admitidas a concurso 160 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 8 da categoria Conhecimento+, 43 da categoria Saúde+ e 109 da categoria Vida+. Face à edição de 2018, verificou-se um aumento de 8% no número de candidaturas admitidas a avaliação. As candidaturas apresentadas foram promovidas por 200 entidades, sendo que os promotores das candidaturas estão localizados em 63 dos 100 municípios da região Centro. Por sub-região, a Beiras e Serra da Estrela apresentou 25 candidaturas.

As boas práticas finalistas nas três categorias são:

Categoria Conhecimento+
Gamification Supporting Active and Assisted Living, da Intellicare — Intelligent Sensing in Healthcare, Lda. e da Universidade de Coimbra — CIBIT – Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research; GeriCarePro – Software especializado na gestão clínica e operacional de unidades geriátricas e de cuidados paliativos, da Meritposition, Lda.; siosLIFE – Sistema interativo de inclusão da 3ª idade, da Hidepixel, Lda. (siosLIFE – For Younger Spirits).

Categoria Saúde+
Hospitalização Domiciliária em Lares de Idosos, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE (HDFF, EPE); Agrupamento dos Centros de Saúde do Baixo Mondego (ACES BM) – Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (UCC FM);
Papel do Exercício Físico no Tratamento da Hipertensão Resistente, da Universidade de Aveiro e do Centro Hospitalar do Baixo Vouga Programa abem:, da Plataforma Saúde em Diálogo; Cáritas Portuguesa; Associação Nacional das Farmácias; Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica; Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade; União Das Misericórdias Portuguesas; Associação Nacional de Municípios Portugueses e Associação de Farmácias de Portugal;

Categoria Vida+
A Voz do Rock, da Gira Sol Azul;
Futebol a passo (Walking Football), da Associação Rede de Universidades da Terceira Idade (RUTIS); Potencial Positivo, da AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro; Rádio Universidade Sénior de Nelas, da Câmara Municipal de Nelas e Universidade Sénior de Nelas; Velhos Amigos, da ATLAS – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.