
Seia: O Projeto “A menina joga?” da E.D. Carlos Franco ficou em 2º lugar no desporto para todos
Em segundo lugar ficou o projeto “A menina joga?”, um projeto da Escola de Desporto Carlos Franco – Associação, com sede em Paranhos da Beira, concelho de Seia, que tem o intuito de aumentar o número de praticantes de futsal feminino na região da Guarda, promovendo a igualdade de género no desporto da região e fazendo crescer a modalidade.
Prémio dirigido a instituições sem fins lucrativos vai distribuir 50.000 euros. Votação do público decorreu até 7 de fevereiro.
O Prémio Futebol para Todos é promovido anualmente pela Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio do programa UEFA “HatTrick FSR”, e no cumprimento da sua política de responsabilidade social.
O objetivo do prémio, dirigido a instituições sem fins lucrativos, é envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol. O montante atribuído terá o valor máximo de 50.000,00 euros, sendo este valor parcelado por dois ou mais projetos.
Votação do público foi novidade.
Estão conhecidos os três projetos vencedores do Prémio Futebol Para Todos – Edição 2022: Youngs Bird United (SISH – Social Innovation Sportshub – Associação (SISH)), A menina joga? (Escola de Desporto Carlos Franco – Associação) e Futebol IC – Igualdade em todos os Campos (Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos).
A iniciativa criada em 2018 pela área de Responsabilidade Social da Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito do programa da UEFA HatTrick FSR, tem como objetivo apoiar projetos que considerem a prática do futebol, o veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência.
Em primeiro lugar classificou-se o “Youngs Bird United”, um projeto da (SISH – Social Innovation Sportshub – Associação (SISH), que tem como principal objetivo a inclusão de migrantes na sociedade portuguesa, através da prática desportiva e também como forma de responsabilização e capacitação para uma autonomia.
Em segundo lugar ficou o projeto “A menina joga?”, um projeto da Escola de Desporto Carlos Franco – Associação, que tem o intuito de aumentar o número de praticantes de futsal feminino na região da Guarda, promovendo a igualdade de género no desporto da região e fazendo crescer a modalidade.
Já o terceiro projeto apoiado, o Futebol IC – Igualdade em todos os Campos, da Associação Recreativa, Cultural e Social de Silveirinhos, pretende contribuir para a igualdade de género, adaptando-se aos diferentes públicos-alvo.
O painel de jurados é composto pela administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, pelo presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Jorge, pela Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, Catarina Furtado, pelo Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho e pela Diretora para o futebol feminino da FPF, Mónica Jorge.