Seia recebe 1º Encontro Mundial de Festivais de Cinema Ambiental
No âmbito da 24ª edição do CineEco, Seia vai acolher de 13 a 20 de outubro o primeiro Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente. Durante os vários dias do evento oradores nacionais e internacionais a importância do cinema nas questões ambientais.
A 24ºe edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela vai decorrer de 13 a 15 de outubro no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, local onde será debatida a importância do cinema e dos festivais de temática ambiental.
A cerimónia de abertura do 1º Fórum Internacional de Festival de Cinema de Ambiente acontece a 13 de outubro, sábado, às 09h30 com a presença prevista do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, do Presidente do Turismo Centro, Pedro Machado, do Presidente do GFN, Gaetano Capizzi, e ainda do diretor do CineEco, Mário Branquinho.
O evento contará com a presença de membros de instituições internacionais, tais como Catherine Beltrandi, do departamento de Ambiente das Nações Unidas, Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro; Giulia Camilla Braga, Comunicação Externa do Banco Mundial; Helena Freitas, Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável; Ashley Hoppin, produtora executiva da National Geographic, entre outros participantes, refere a organização em comunicado de imprensa.
O Fórum vai receber ainda 36 diretores de festivais de ambiente de todo o mundo, pertencentes ao Green Film Network (GFN). Mário Branquinho, diretor do CineEcO, refere que “ao todo vão estar mais de 40 personalidades em representação de 30 países: Malásia, Sérvia, Turquia, México, Itália, Alemanha(3), Índia, EUA (3), França (3), Kosovo, República Dominicana, Rússia, Espanha (2), Albânia, Brasil (3), Suíça, Colômbia, Argentina, Montenegro, Japão, Irão, Áustria, Hungria, República Checa, Roménia, Canadá, Croácia e Coreia do Sul e Portugal”.
Organizado pelo Munícipio de Seia, o CineEco 2018 é um dos festivais de cinema de ambiente mais antigos do mundo e membro fundador e da direção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental.