Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Seia recebe a 1ª edição do evento Electrical Grid Meeting


A primeira edição do Electrical Grid Meeting que vai decorrer em Seia, de 14 a 17 de fevereiro, destina-se aos alunos do curso profissional Técnico de Redes que, no presente ano letivo, frequentam o 11º e 12º anos.

Esta primeira edição, que vai receber 32 alunos destes três agrupamentos, tem como objetivo proporcionar aos participantes a possibilidade de aplicarem, durante estes quatro dias, os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso.

Durante o programa, estão contemplados vários módulos práticos, sobre as temáticas de Postos de Transformação, Redes Subterrâneas e Linhas Aéreas.

As atividades práticas vão decorrer no Parque de Formação E-REDES, um espaço físico com um parque elétrico, que foi desenvolvido por antigos alunos do curso profissional Técnico de Redes.

Em ambiente real, os alunos vão poder aprender mais sobre o processo de construção de uma rede elétrica, vão manusear materiais usados nas redes aéreas de baixa tensão (BT), média tensão (MT) e iluminação pública (IP), perceber a dimensão das redes nestes níveis de tensão, entre outros módulos.

Pretende-se também que os alunos das diversas escolas troquem experiências e conhecimentos entre si, aprofundado, assim, o networking na área.

O Curso Profissional de Técnico de Redes Elétricas surge no âmbito de uma parceria da E-REDES com o Ministério da Educação e Ciência e a Escola Secundária de Seia, para o desenvolvimento de um projeto do Ensino Profissional Secundário, que, neste sentido, visa qualificar Técnicos de Redes.

Nesta parceria, a E-REDES tem a oportunidade de participar na definição dos conteúdos programáticos das disciplinas de formação tecnológica e na planificação da formação.

Este curso, com a duração de três anos letivos, pretende concretizar a ligação entre a escola e as empresas que necessitem de uma resposta concreta em termos de recursos humanos futuros, com uma determinada qualificação específica.

O Agrupamento de Escolas de Condeixa, o Agrupamento de Escolas de Seia e a Escola Secundária de Vila Real de Santo António são as escolas envolvidas neste projeto.