Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Sérgio Mendes marcou presença no “Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio” da RTP


Atualmente dirigente da APAF, ex-árbitro da 2ª categoria nacional de futsal pela AFCB e ainda ex-presidente do Núcleo de Árbitros de Futebol Albicastrense, tem-se dedicado à investigação sobre a arbitragem em Portugal, principalmente do seu ponto de vista técnico e científico. Foi assim que lançou a obra “Árbitros Como Nós”, que agora levou também ao programa de renome da RTP no início deste mês.

A obra foi apresentada no final do ano passado em vários locais, tratando-se de um projeto de fundo que demorou mais de dois anos até estar concluído e que aborda a evolução da arbitragem no nosso país, dando a conhecer várias figuras da arbitragem nacional, umas que passaram mais despercebidas que outras. Aborda todo o modelo de arbitragem, as suas estruturas locais e nacionais e toca ainda no lado mais obscuro tantas vezes evitado ou apenas analisado pela rama (corrupção, gressões etc.). As leis do jogo e a sua evolução também são apresentadas em detalhe e não esquece também a evolução das mulheres na arbitragem.

Ligado à área da História através da docência, essa documentação histórica era também inevitável nestas 450 páginas. Um trabalho de fundo, com prefácio de Duarte Gomes, que está disponível desde o final do ano passado em todas as lojas habituais.

Neste programa da RTP3, com Carlos Manuel Albuquerque, Rui Tovar e João Nuno Coelho, Sérgio Mendes apresentou este imenso trabalho de investigação que culminou neste projeto literário, dando a conhecer os “temas quentes” da arbitragem nacional, focando-se também no que ainda está por fazer e o que segue nesta realidade e contexto. Pode ser visto na íntegra na RTP Play aqui: https://www.rtp.pt/play/p13934/e826913/grandiosa-enciclopedia-do-ludopedio