TONDELA:Caramulo quer afirmar-se no mapa do turismo internacional
O Município de Tondela quer posicionar o Caramulo no mapa do turismo internacional.
A meta foi traçada pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, na tarde desta segunda-feira (03 de fevereiro) na apresentação do posicionamento estratégico da marca Caramulo, que teve lugar no museu da vila.
“Este é um trabalho desenvolvido no âmbito do plano estratégico da marca Tondela iniciado em 2024 e que entre outras matérias versou sobre a marca Caramulo”, começou por explicar a autarca.
“O que vos apresentamos hoje não é um diagnóstico, pois esses há muito estão feitos, mas sim um documento que reflete aquilo que entendemos dever ser o posicionamento estratégico da marca Caramulo. Este projeto resultou de um trabalho intenso de avaliação do território de variadas vertentes”, afirmou Carla Antunes Borges, salientando que nesta fase inicial foram ouvidos alguns agentes locais, como o Museu Caramulo e a Junta de Freguesia do Guardão, pretendendo-se agora que esta auscultação seja alargada aos restantes agentes promotores do território.
O plano de ação assenta na premissa que a vila e a serra do Caramulo já possuem “as bases para serem um dos melhores destinos turísticos do mundo”, precisando apenas de estruturação, qualificação e valorização.
Para colocar o Caramulo no mapa do turismo internacional foi traçada uma estratégia ancorada em três eixos.
O primeiro vetor “Sano” pretende posicionar o Caramulo como um destino de referência para o bem-estar físico e mental, valorizando o legado sanatorial e o ar puro da serra. A ideia passa por aproveitar o potencial curativo dos ares Caramulo, que se tornaram conhecidos no século XX na luta contra a tuberculose, nomeadamente para a realização de retiros de saúde e bem-estar, oferecendo experiências ligadas à prática de mindfulness, yoga e caminhadas pelos trilhos naturais da serra.
Entre as ações previstas neste campo estão a realização de um estudo científico que comprove a pureza do ar do Caramulo e os seus benefícios para a saúde; a criação de um itinerário de pontos de relaxamento na serra, como locais estratégicos com bancos e sinalização para meditação, leitura ou contemplação e a constituição de uma rede de embaixadores, com figuras públicas e influenciadores digitais que partilhem experiências autênticas e inspiradoras sobre a serra.
A segunda área intitulada de “Autêntico” foi pensada com o objetivo de alinhar o destino Caramulo às tendências de viagens nostálgicas, reforçando a montanha e a vila como locais de autenticidade, onde o passado e o futuro coexistem, através da valorização da cultura, da arte, da gastronomia e das tradições locais, preservando a herança da serra e envolvendo a comunidade.
O Museu da Estância Sanatorial, que contará a história daquele que foi um dos maiores complexos de cura contra a tuberculose na Península Ibérica, é um dos projetos integrados neste eixo. Está ainda projetada a criação de roteiros históricos pela vila e que passarão por vários pontos, como os antigos sanatórios. Para preservar a memória do antigamente e garantir a autenticidade do destino serão recolhidas as histórias, tradições e saberes locais da comunidade.
O plano de ação compreende ainda a conquista de um “selo” da UNESCO para o Caramulo; a constituição de uma rede colaborativa de agentes locais que visa consolidar a serra como um destino de turismo autêntico e sustentável; a capacitação de produtores, empresários e residentes para promover experiências genuínas; e a criação de um Selo de Origem Autêntica, que garanta que os turistas compram e levam produtos genuínos do território.
A terceira e última dimensão é o “Natural”, visando fazer do Caramulo um exemplo de sustentabilidade e focando-se na conservação ecológica, turismo sustentável e revitalização ambiental.
O Caramulo Green Mountain é uma das ações previstas neste eixo. Com este projeto pretende-se implementar estratégias de prevenção de incêndios na serra, com a criação de faixas de proteção e a gestão da vegetação para reduzir riscos. Além da limpeza de matos e a plantação de espécies autóctones resistentes ao fogo, serão realizadas ações de sensibilização com a comunidade local, turistas e agentes turísticos, para divulgar as melhores práticas de prevenção e segurança.
Os Viveiros do Caramulo também serão alvo de uma atenção especial, estando projetada a revitalização das infraestruturas existentes e o reforço do seu papel na comunidade e turistas.
O plano de ação prevê ainda certificar o Caramulo como destino sustentável; e a constituição, em colaboração com universidades, organizações ambientais, do Caramulo Lab, um projeto de investigação, análise de dados e sensibilização ambiental, dedicado à conservação da biodiversidade da serra.
“Vamos acelerar o Caramulo. Não queremos um projeto de gaveta. Estamos a construir uma autêntica plataforma de valorização da serra, com o objetivo claro de valorizar, ativar e alavancar a marca, beneficiando todo o concelho e região. Queremos promover a melhoria da qualidade de vida e bem-estar do território, captar e potenciar investimentos, melhorando infraestruturas e recursos. Vamos posicionar o Caramulo no mapa do turismo internacional”, concluiu Carla Antunes Borges.
Governante elogia estratégia
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que por motivos extraordinários e de última hora esteve ausente da cerimónia, enviou uma mensagem de vídeo, onde além de desculpar-se pela ausência, elogiou esta estratégia do executivo municipal de Tondela e esta aposta no “posicionamento do território”.
“Esta é uma nova oportunidade, uma oportunidade para podermos crescer com equilíbrio, coesão e que estes territórios possam desenvolver novos modelos de negócio”, disse.
“Que este posicionamento seja um dínamo não só de atração de pessoas, que dinamizem o comércio e a indústria do turismo presente, mas, porque não dizê-lo, captar novos elementos e novos modelos de negócio”, acrescentou fazendo votos de que esta estratégia traga retorno não só aos habitantes do Caramulo, como da região e do país.
Sala Cheia
A cerimónia de apresentação do posicionamento estratégico da marca Caramulo teve lugar no museu da vila, contando com a presença das forças vivas do concelho e da montanha. A sala dos descobrimentos do espaço museológico encheu para a sessão.
Além dos autarcas locais, também participaram na sessão dirigentes do setor do turismo, a presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, autarcas de concelhos vizinhos e empresários.